27 de julho de 2008

O inicio


É muito bom começar a escrever e trocar idéias sobre duas das minhas favoritas artes no que se refere à saúde – a Psicologia Gestáltica e a Medicina Tradicional Chinesa.

Já a algum tempo – uns 18 anos mais ou menos – venho me dedicando a descobrir os nuances que envolvem e interagem no viver bem das pessoas, situação que alguns de nós chamam de saúde.

E não pense aí que tenho muita idade não, é que comecei bem guria.

Curiosidade, vontade de descobrir e de ajudar as pessoas a se aliviarem, somadas a necessidade de começar a ganhar o meu sustento, me conduziram a iniciar minhas atividades como Massoterapeuta – massagista terapêutica.

Com o tempo fui me dando conta de que muitas das queixas de dores e tensões estavam associadas ao emocional e, na ânsia de desvendar de sempre, fui atrás da psicologia. Confesso que no inicio dizia: não vou ser psicóloga, quero entender das causas. Mas me encontrei com a Gestalt e mergulhei nesta paixão.

Ao longo do curso como eu tinha os pacientes de massoterapia, comecei a vê-los e atendê-los experimentando uma associação que, foi dando certo até mesmo para coisas um apouco mais complicadas que tensões físicas, mas faltava algo...aí fui estudar psicossomática.

Nos estudos de psicossomática se aprende muito do diálogo corpo, emocional e cognitivo, como eu sempre completo, mas....ainda não era isso...

Finalmente me encontrei com a Medicina Tradicional Chinesa e o mundo se abriu. Os orientais foram esplêndidos em sua forma de pensar, organizar e intervir nas questões relacionados a saúde do homem e do meio que o cerca. Bingo ! Um saber e tanto, possíveis junções melhores ainda!

Buenas, vou indo e talvez o mais encantador é que sempre vai ter um “mas”.. e mais coisas ...

4 comentários:

Roberta disse...

Legal, Cláudia! Gostei desse post de estréia! Seja bem-vinda ao mundo dos blogueiros. um abraço

Bem pouco mais sobre mim... disse...

Legal conhecer um pouco mais do teu percurso. Parabéns pela iniciativa, Cláudia!
Este blog vai para meu blogroll...
Um abraço.

P.S.: Não sei se recebeste um e-mail meu de alguns dias atrás. Mandei para o endereço de e-mail divulgado no teu Orkut...

Anônimo disse...

Querida irmã, muito legal entrar no teu blog e ver uma mensagem de otimismno e perseverança, porque pra mim é isto que significa o movimento de querer mudar. Um grande beijo pra ti e parabéns...

Anônimo disse...

Obrigada queridas
Fico muito feliz de poder estar compartilhando um pouco das coisas que já aprendi.

E mais feliz ainda por ver que vocês acompanham esta jornada.

Beijos Lu, Rô e Carla - mana