11 de julho de 2009

Grupo Terapêutico Viver é se relacionar

Você pode não perceber, mas os relacionamentos direcionam a sua vida. Eles lhe influenciam muito mais do que você imagina, da vida afetiva à carreira profissional, do convívio social às crenças espirituais.

Em psicoterapia eu costumo mostrar aos pacientes como isso acontece e o quanto vai além do alívio da solidão, da concretização de desejos e das satisfações no amor e na amizade.

O jeito que cada um tem de “enxergar o mundo”, as formas de ser e a maioria das vontades começaram nas experiências iniciais e é a partir delas que se definem caminhos e prioridades.

Nos grupos terapêuticos venho desenvolvendo um trabalho que passa pela influência relacional nas cinco áreas principais da vida (relacional, profissional, social, lúdica e espiritual) para que apareçam de onde vêm as motivações, capacidades ou dificuldades nestas áreas e para que as pessoas possam achar soluções para muitos dos seus problemas.

Grupo Terapêutico com o Método Sheng

Início: Agosto e Setembro/2009
Encontros quinzenais, às quintas-feiras, das 19 às 21 horas

Informações: 51- 33337052 /
Local: Rua Freire Alemão 366 Porto Alegre


O trabalho trata-se de um processo que compreende as seguintes fases:

Descobrindo meu movimento natural (perfis de personalidade)
Durante sua trajetória, cada pessoa desenvolve alguns aspectos em detrimento de outros e, naturalmente, algumas áreas importantes da vida acabam sendo deixadas em segundo plano. Nos primeiros encontros cada integrante do grupo é estimulado a descobrir seu próprio movimento, ou seja, seu jeito de ser e agir, identificando suas habilidades, dificuldades e a forma encontrada para se adaptar a elas.

Desfazendo travas, desenvolvendo movimentos e equilibrando as cinco áreas da vida
Após a identificação do seu movimento natural, cada membro do grupo irá analisar sua forma de agir passando pelos cinco elementos que representam as cinco áreas da vida (relacionamentos afetivos, vida social, carreira profissional, aspecto lúdico e criativo, sentido espiritual). A partir daí será possível rever os pontos onde cada um tem dificuldades e o que o leva a isto, para que se possa achar formas de enfrentar conflitos, refazer escolhas, reeleger prioridades e se desenvolver positivamente em todas as áreas da vida.

Um novo olhar sobre mim nos relacionamentos e nas diferentes áreas da vida
A partir das trocas de experiências e do compartilhamento de diferenças e semelhanças ao longo dos nove meses, cada integrante do grupo trará novos significados para determinadas situações da sua vida. Com um novo olhar sobre o próprio modo de ser e agir, a pessoa será capaz de valorizar suas habilidades e encarar as dificuldades como desafios a serem superados com mais tranqüilidade e harmonia.

O que é o Método Sheng?

O Método Sheng foi criado com base nos cinco movimentos da Medicina Tradicional Chinesa (madeira, fogo, terra, metal e água) e nos princípios da Psicologia da Gestalt. Esses movimentos são associados a perfis de personalidade auxiliando no diagnóstico de problemas e na identificação de habilidades. A pessoa passa a ver com mais nitidez suas formas de ser, sentir e agir e é convidada a refletir e planejar novas maneiras de resolver suas dificuldades.

Nenhum comentário: