23 de maio de 2011

O nabo - receitas


Segundo especialistas em alimentação oriental chinesa, este tônico dos meridianos do Rim, Pulmão e Baço-Pancreas, ajuda bastante a neutralizar os “agentes agressivos” do frio.

Abaixo estão algumas receitas enviadas pela querida Zilda. Ela, de tanto comer nabo, desenvolveu estas delícias que até mesmo aqueles que acham que não levam jeito na cozinha podem fazer.

Salada de cenoura e nabos
Ingredientes : 1 nabo comprido, 2 cenouras, Maionese, Requeijão, Molho branco, Ervas finas, Batatas palha
Modo de fazer: Misturar 1 colher de sopa de maionese, 1 colher de sopa de requeijão e meia xícara de chá de molho branco. Acrescentar 1 colher de chá de ervas finas. Ralar as cenouras e o nabo. Mistura, acrescentar meia xícara de batatas palha. Misturar com o molho de ervas.

Pastéis de forno
Ingredientes: 1 nabo comprido, Requeijão, Nata, 2 fatias de presunto ( ou peito de peru, etc.), Temperos a gosto, Massa folhada para pastel
Modo de fazer: Ralar o nabo; picar as fatias de presunto e mistura com 2 colheres de sopa de requeijão e 2 colheres de sopa de nata. Temperar a gosto ( salsinha, cebolinha, orégano , etc. ). Rechear as massas de pastel e levar ao forno médio por mais ou menos 30 minutos.

Lasanha
Ingredientes: Fatias de mussarela, Fatias de presunto, Queijo ralado, 1 nabo comprido, Temperos a gosto, Molho branco, Molho de tomates
Modo de fazer: Descascar o nabo e cortar em fatias finas. Aferventar rapidamente. Montar a lasanha: 1 camada de nabos fatiados, 1 camada de mussarela, 1 camada de nabos fatiados, 1 camada de presunto, 1 camada de nabos fatiados. Polvilhar cada camada de nabos com temperos a gosto ( salsa, cebolinha, orégano, etc. ) e com molho branco e molho de tomates. Cobrir a última camada de nabos com queijo ralado. Levar ao forno por 20 ou 30 minutos. Fogo médio.

Queridos leitores, quero registrar que não trabalho com nutrição ou coisas relacionadas a alimentação. Da ultima vez que publiquei uma dica de alimentação natural recebi vários convites para dar cursos. Deixemos claro que o meu “negócio” continua sendo a psicologia hehehe.
Bom proveito!

18 de maio de 2011

Mas o que é isso companheiro?


Todos nós sabemos que as relações, sejam de que espécie, acontecem através da fala explicitada, aquilo que é colocado as claras, e da implícita, aquilo que julgamos subentendido. Daí surgem os contratos relacionais que norteiam casamentos, relações familiares, de amigos, colegas de trabalho e, também, os acordos de aceites das ações publicas e políticas.
Quem está atento as suas relações mais próximas sabe, quando um conteúdo do implícito se torna mais visível junto com ele vem a necessidade de transparência, pois aparecem “ruídos” que dão margem a muitas interpretações e atrapalham a relação. Muitas fantasias, alguns conceitos errôneos, inseguranças, dúvidas a respeito da honestidade do outro podem surgir neste momento.
Pois bem, hoje quero sair um pouquinho do intimo e me voltar ao público.
É verdade que a sociedade já está mais do que acostumados a lidar com o não dito do poder público, interpretado da forma que der, doa a quem doer.

Mas, eu aqui deste lado, pergunto: o que é isso companheira?

Vertiginoso aumento do patrimônio do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, entre 2006 e 2010, noticiado no domingo pelo jornal Folha de S.Paulo, não apenas levantou desconfianças sobre o homem mais forte do governo da presidente Dilma Rousseff como também reavivou na cena política escândalos antigos ligados ao petista. Ex-ministro da Fazenda, visto com simpatia por empresários e hoje o principal articulador do Palácio do Planalto, Palocci adquiriu em São Paulo imóveis no valor de mais de R$ 7 milhões. Em 2006, quando se tornou deputado federal pelo PT, seu patrimônio declarado à Justiça Eleitoral era de R$ 375 mil, em valores corrigidos, de acordo com o jornal. O ministro-chefe da Casa Civil afirma que os rendimentos são compatíveis com a atividade de consultoria que exerceu.

E por enquanto fica o dito por não dito...

485 mil estudantes jovens e adultos recebem o livro "Por uma vida melhor", da professora Heloísa Ramos que defende uma suposta supremacia da linguagem oral sobre a linguagem escrita, admitindo a troca dos conceitos "certo e errado" por "adequado ou inadequado". A partir daí, frases com erros de português como "nós pega o peixe" poderiam ser consideradas corretas em certos contextos. Pois o ministério não faz análise dos livros didáticos e não interfere no conteúdo. Segundo o ministro da educação, seria muito trabalhoso que este tivesse que dizer o que é certo ou errado.
" O ministro não faz análise dos livros didáticos, não interfere no conteúdo "

Que tipo de relação é essa?

15 de maio de 2011

Meninas que iniciam o bate-papo

Já a mais ou menos um mês recebi alguns telefonemas e um email de uma bem conhecida revista para jovens adolescentes. A jornalista que fez contato desejava que eu respondesse a algumas dúvidas das meninas leitoras. Eu, mesmo achando as perguntas um tanto senso comum, conversei com alguns meninos e respondi as dúvidas das meninas. Como não tive nenhum retorno da revista dou-me o direito de publicar. Aí vai...

Como ganhar confiança para conversar com o menino?
Para puxar um assunto você não precisa de muito, mas o primeiro "oi" pode ser bem difícil. Pois bem, eu diria que o importante é se desafiar e começar, depois disso fica bem mais "fácil". Para aumentar a confiança comece sabendo que eles, mesmo sem dizer, valorizam as meninas que se aproximam para iniciar um bate-papo, acham elas corajosas e donas de si. Então meninas, o meu conselho é o seguinte: mesmo que vocês não estejam tão seguras assim, se desafiem e mostrem-se seguras. Saibam que confiança se aprende, se conquista e uma das formas para isso é exercitar esta capacidade que está ai dentro de você. A história funciona assim: respira fundo e vai lá, a gente se mostra confiante e vai ganhando confiança.

Qual a melhor maneira para puxar assunto?
Os meninos ficam felizes quando uma menina puxa o assunto, pois isto também é bem difícil para eles. Eles costumam me contar as “durezas” de ter sempre que iniciar ou correr atrás. Uma certeza eu lhes digo: Os meninos mais maduros acham muito interessantes meninas que falam de tudo, mesmo que não seja um assunto em comum, o que eles mostram admirar é a menina que tem sua opinião. Queridas: eu diria que nós meninas não precisamos entender e gostar dos mesmos assuntos que eles, mas para puxar assunto, pode ser mais fácil falar algo comum aos dois, qualquer coisas serve. Ler e se informar sobre coisas que estão acontecendo pode ajudar bastante. Se vocês fizerem isso e desenvolverem alguma opinião a respeito, melhor ainda. Mas nisso tudo tente não deixar de ser natural, você mesma, quando somos nós mesmas a conversa surge.

Como dar a entender seu interesse sem parecer “atirada” ?
Na verdade varia muito o ponto de vista dos meninos sobre uma menina ser “atirada”. Eles não acham que uma menina que mostra seu interesse é “atirada”, mas tudo depende de como você mostra seu interesse. Uma vez um menino de 17 anos me disse: uma garota tem de mostrar sim seu interesse, mas com indiretas, olhares e atitudes. NADA DE MANDAR A AMIGA NO SEU LUGAR! Portanto atenção: nesta fase se você está interessada é melhor ser direta, falando ou demonstrando. Já conversando com meninos de 14 e 15 anos ouvi dizer que uma pitada de "joguinho" sempre tem seu charme. Portanto fique esperta e cria oportunidades, demonstre seu interesse com "indiretas" aí o menino chega.

Nesta faixa etária o que importa mais: o exterior, a autenticidade ou o respeito por seu jeito de ser?
Nessa idade os meninos não buscam um par para a vida, uma mãe para os seus filhos ou coisas do gênero, daí a aparência conta bastante. Essa é a idade de sair fazendo números. Meninos e meninas costumam achar que “quanto mais melhor”. Eles curtem conhecer várias meninas sem se preocuparem com grandes compromissos. Mas nem por isso a aparência é tudo. Nas palavras de outro menino de 17 anos: se ela for LINDA mas for vazia, sem opinião e personalidade, é claro que o menino, em algum momento, vai querer ela, mas só para ficar. Portanto meninas não se esqueçam: beleza pode ser importante e se é assim, caprichem no visual, sendo bonita do seu jeito. Cada uma tem algo que chama mais a atenção e é o seu forte, destaquem isso: um cabelo diferente, o brilho na boca mais volumosa, saia para pernas bonitas etc... Valorize o seu melhor, lembrando sempre que ninguém é perfeito e nenhuma menina tem tudo lindo.



7 de maio de 2011

Ser mãe


Eu que costumo dizer que nós constantemente temos algo (uma gestalt) que nos conduz, estou aqui hoje, de cara e coração, porque a minha, deste ultimo ano, foi me deixar ser mãe.

E feliz porque uma mãe como eu, tão cheia de tantas outras coisas alem de ser mãe, neste momento pode afirmar que: a gente se deixa ser mãe quando se deixa sentir. Mas ser mãe é tanto sentimento que nem se tem como não se deixar. O serzinho vem com tudo, penetra, e é, deixar ou deixar. Uma destas coisas que nem a razão consegue conter.

Para ilustrar lembrei das palavras do letrista e músico Toquinho: “este é um sentimento que só sabemos quando temos um filho. E antes dele nem sabemos que esse amor existe. Quando vem essa criança e começamos a conviver com ela, a gente pensa: Puxa eu podia amar tanto mais e nem sabia”...

Portanto fica ai a minha homenagem ao Dia das Mães. Dou um viva a minha descoberta de um amor que aflorou dentro de mim, me transformou e me fez mãe.