15 de outubro de 2008

Meditando com o I Ching - PROGRESSO



Na semana passada uma colega do Yucatan, clínica onde tenho o consultório e que recomendo a vocês, me perguntou como ela poderia se beneficiar do I Ching se o jogo é feito por mim. Achei muito boa esta pergunta, pois vi que, para alguns de vocês, ainda não está claro toda a possibilidade deste oráculo.

É que o I Ching ao longo da história é usado como livro de consultas de intenções… “em inúmeras dinastias como guia politico, na tradição ancestral um oráculo individual ou de uma família.

A proposta do jogo da quarta-feira é jogar para quem ler o blog… no I Ching é sempre necessário uma intenção e esta é a minha.

Aproveite da melhor forma possível! Coloque a sua intenção e boas orientações.


PROGRESSO
Hexagrama 35 ( CHIN )

Acima: Li - fogo, esplendor , beleza
Abaixo: K‘un - a terra, feminino, passivo, receptivo

Comentário

Chin simboliza avanço. (em Chin temos) o (sol) radiante aparecendo acima da terra; (o símbolo da) dócil submissão unindo-se com aquele do grande esplendor; e o avanço da linha fraca movendo-se para cima dão a ideia de um príncipe que assegura a tranquilidade.

Após o esforço vem a recompensa, que é ser recebido três vezes por dia em audiência. Quando o esforço para o alto é bem dirigido os resultados aparecem: ser recebido pode ser estar em contato com o próprio mestre interior ou simplesmente penetrar nela e receber a recompensa. Então poderá ajudar muitos sem dor, por isso a imagem do fogo, da inteligência chegando as massas.

Concentração e intuição estão juntas, parando a confusão e vendo que a verdade não é dupla ( Triagrama Ken), pode se manter fiel a iluminação primordial. Porem lembremos que a natureza real da ignorância transforma-se no fundamento da iluminação.

A montanha deste jogo representa o esforço, que quando dirigido, é conquistado. A parecem linhas yins que são as nossas ilusões e o mais interessante que estas sustentam a montanha, que ao mesmo tempo sustenta o fogo.. Por isto: A origem das ilusões nos mostram a natureza real. Por causa disto a virtude e o conhecimento crescem e aumentam mais e mais.

Um comentário:

Anônimo disse...

TUAS PALAVRAS REFLETEM A BELEZA E AMOROSIDADE DE TUA INTENÇÃO. UM GRANDE BEIJO. MADEL