22 de outubro de 2008

Meditando com o I Ching



É tempo de pássaros e, apesar da chuva de hoje, ao nascer no dia lá estavam eles. Para os chineses a primavera contem a energia do vento (movimento) e do florescer (seja o que for).

Mas… o I Ching de hoje nos diz: o vento é suave, mas penetra vigorosamente. Use a montanha e “pare” o momento é de quietude “reflexão“.

INERCIA
Hexagrama 12 ( PI )

Acima: Chien - o céu, o criativo, o poder, luminoso.
Abaixo: Kun - a terra, o passivo, as debilidades.

Comentário

Em PI há o desejo de bom entendimento entre as (diferentes classes) de homens, mas seus designos são desfavoráveis ao mérito firme e correto do homem superior. Vemos nele o grande partindo e o pequeno se aproximando.

O grande partir e o pequeno se aproximar significa que (o céu e a terra ) o interno e externo não estavam em comunicação um com o outro e, consequentemente desta forma, as coisas não conseguiam seguir seu livre curso. Quando o alto e o baixo ( o superior e o inferior ) não estão em comunicação entre sí não há condição ( bem regulada ) no firmamento.

Todo o simbolismo aqui surge do triagrama Kun - a terra - (que ocupa o lugar inferior ou interno) e do Chien - o céu - ( que ocupa o lugar externo e superior). É para que o inferior ou interno tome a iniciativa. Mas como pode a terra sobrepor o céu?

Ficar em inércia é PARAR E REFLETIR… na natureza o céu da a origem e não a terra assim, em algumas situações o as classes superiores devem tomar a iniciativa e não as inferiores.

A reflexão interior deste exagrama é a seguinte: velhos fantasmas do seu passado o acossam na forma de velhos amigos, que lhe aparecem ocasionalmente, obrigando-lhe a relembrar velhas atitudes que, para o discípulo, já estavam sepultadas a tempos. Se recolha e “olhe”, se observe! Um interno forte, em suas convicções, não pode ser influenciado pelo ambiente.

5 comentários:

Angela disse...

Claudinha,
Adorei teu blog. Parabéns pela iniciativa.
Bjs
Tia Angela

Dario disse...

Bah !!!

Anônimo disse...

Que bom Angela!
Venha sempre..
Grande beijo
Cláudia

Letícia disse...

"Use a montanha e “pare” o momento é de quietude “reflexão" nada mais propício para o meu momento....acredito que para todos tb! Afinal precisamos olhar para nós mesmos, senão qm vai fazer isso?? Precisamos verificar nossas responsabilidades e as consequencias das decisoes q tomamos. Devemos usar melhor o tempo e nos incluir na correria do dia-a-dia...
Bom restinho de semana Cláudia..

Cláudia disse...

Gracias!
Boas coisas pra ti também
Beijos