22 de outubro de 2008

Meditando com o I Ching



É tempo de pássaros e, apesar da chuva de hoje, ao nascer no dia lá estavam eles. Para os chineses a primavera contem a energia do vento (movimento) e do florescer (seja o que for).

Mas… o I Ching de hoje nos diz: o vento é suave, mas penetra vigorosamente. Use a montanha e “pare” o momento é de quietude “reflexão“.

INERCIA
Hexagrama 12 ( PI )

Acima: Chien - o céu, o criativo, o poder, luminoso.
Abaixo: Kun - a terra, o passivo, as debilidades.

Comentário

Em PI há o desejo de bom entendimento entre as (diferentes classes) de homens, mas seus designos são desfavoráveis ao mérito firme e correto do homem superior. Vemos nele o grande partindo e o pequeno se aproximando.

O grande partir e o pequeno se aproximar significa que (o céu e a terra ) o interno e externo não estavam em comunicação um com o outro e, consequentemente desta forma, as coisas não conseguiam seguir seu livre curso. Quando o alto e o baixo ( o superior e o inferior ) não estão em comunicação entre sí não há condição ( bem regulada ) no firmamento.

Todo o simbolismo aqui surge do triagrama Kun - a terra - (que ocupa o lugar inferior ou interno) e do Chien - o céu - ( que ocupa o lugar externo e superior). É para que o inferior ou interno tome a iniciativa. Mas como pode a terra sobrepor o céu?

Ficar em inércia é PARAR E REFLETIR… na natureza o céu da a origem e não a terra assim, em algumas situações o as classes superiores devem tomar a iniciativa e não as inferiores.

A reflexão interior deste exagrama é a seguinte: velhos fantasmas do seu passado o acossam na forma de velhos amigos, que lhe aparecem ocasionalmente, obrigando-lhe a relembrar velhas atitudes que, para o discípulo, já estavam sepultadas a tempos. Se recolha e “olhe”, se observe! Um interno forte, em suas convicções, não pode ser influenciado pelo ambiente.

5 comentários:

Angela Tomazzoni Jardim disse...

Claudinha,
Adorei teu blog. Parabéns pela iniciativa.
Bjs
Tia Angela

Dario B. Bestetti disse...

Bah !!!

Anônimo disse...

Que bom Angela!
Venha sempre..
Grande beijo
Cláudia

Anônimo disse...

"Use a montanha e “pare” o momento é de quietude “reflexão" nada mais propício para o meu momento....acredito que para todos tb! Afinal precisamos olhar para nós mesmos, senão qm vai fazer isso?? Precisamos verificar nossas responsabilidades e as consequencias das decisoes q tomamos. Devemos usar melhor o tempo e nos incluir na correria do dia-a-dia...
Bom restinho de semana Cláudia..

Anônimo disse...

Gracias!
Boas coisas pra ti também
Beijos