29 de setembro de 2009

Casais modernos buscam equilibrio

Quero compartilhar com vocês esta entrevista que foi postada no site Sortimentos.

Entrevista com Cláudia Guglieri - Casais modernos buscam seu equilíbrio.

A troca de papéis cada vez mais acentuada provoca uma mudança no perfil dos relacionamentos atuais.

Cada vez mais o homem se sente à vontade para assumir funções domésticas que antes eram dadas às mulheres. Elas, por sua vez, aproveitam para se dedicarmais ao trabalho tornando-se mais competitivas. Uma troca de papéis que, se equilibrada, pode ser bastante positiva para os relacionamentos atuais.

À medida que os parceiros tomam essa consciência, torna-se mais prazerosa e eficiente a divisão de tarefas. “Os casais definem quem participa das reuniões, leva as crianças para a escola ou ao médico, sendo que atualmente quase 40% dos casais se organiza com os homens mais em casa e as mulheresmais na rua”, diz a terapeuta.

A mudança de comportamento dos homens com a família e a paternidade está ligada ao trabalho da mulher. Com um poder de ganho e profissionalismo cada vez mais próximo ao do homem, elas acabaram por dar mais espaçoaos parceiros dentro de casa. E eles gostaram. Conforme pesquisa do IBGErealizada em 2007, 60% dos homens entrevistados realiza atividades cotidianascomo fazer compras, e esse número aumenta para 70% quando se falaem executar tarefas domésticas.

Mais do que isso. 93% se consideram companheiros e dizem que suas parceiras podem contar com eles em qualquer situação, e mais da metade dos que já são pais afirmam que são capazes de cuidar da casa e dos filhos sozinhos.

Com tanta eficiência e interesse dentro de casa, as mulheres ficaram mais tranqüilas para se concentrar na profissão. E, desta forma, fortalecem ainda mais a troca de funções.

“A guarda compartilhada é cada vez mais comum,tornando os homens muito presentes mesmo após a separação”, ressalta Cláudia.

Nenhum comentário: