8 de novembro de 2009

Gestação parte1

É faz um tempinho que não publico, mas os motivos são muito justificáveis. Meu ultimo mês foi de introspecção, muito havia para sentir e pouco espaço para escrever.

Tudo começou com enjôos, sono, muita fome e um grande desejo que fosse um nenê e era.

Aí vem o Enzo!

Um filhote querido e sonhado por alguns anos, hoje com três meses e dois dias. Pirralho que ainda nem deu as caras e já tem feito revoluções.

Pois a gestação, nossa!

É verdade que já acompanhei algumas tantas pacientes grávidas, tenho cursos e formações em desenvolvimento, li um bocado sobre gestação... Mas estar dentro do processo é bem diferente, me coloca na posição de simples mulher e mãe que agora sou e me dá uma maior aproximação da vivência emocional de outras tantas.

Sem duvida um momento existencial extremamente significativo no qual a presença da mistura de sentimentos traz a tona um tanto dos registros do passado, outro tanto daquilo que se tinha como elaborado e mais um punhado do que se anseia.

Uma revolução? Sim, mas sábia em sua sutileza e muito particular.

Cada mulher vivencia a sua gravidez de uma forma e esta vai depender de como tudo começou, se há parceria, do momento de vida em que se está e, é claro, de uma porção de aspectos psicológicos e físicos.

E foi pensando em algumas particularidades da vivência feminina e em mulheres, que como eu, sonhavam com o seu filho, mas passaram grande parte da sua história se dedicando a carreira que pretendo escrever os próximos posts.

Concluo confirmando às candidatas a mães: que é um estado especial sim, cheio de nuances e delicadezas, permeado de ambigüidades e de uma encantadora e inevitável sensibilização ao sentir, no qual a oportunidade de re-significar se faz presente a todo momento.

“Sinto-me encantada pela vida do meu filho, tocada pela sua imagem na ecografia, mais segura pelo apoio do meu marido e de pessoas da família e isto para mim é muito”.

Um comentário:

Bem pouco mais sobre mim... disse...

Solo fértil,sementes trazidas pelos ventos, muito cuidado... e tudo seguirá fluindo.
Claudia querida, parabéns pelos tantos frutos nesses últimos tempos! E que o Enzo, mais um deles, sinta-se muito bem-vindo a compartilhar conosco as dores e delícias de ser humano.
Um beijão!