Este jeito é o mais certo. O mais adequado. Deveriam ser assim...desta forma... Quem disse mesmo? Segundo os taoistas chineses a natureza é um organismo que progride sendo deixado ser. Wu-wei significa não interferir, não agir contra a tendência. Cuidado! Isto não significa passividade, significa observar e saber agir de acordo. Em chinês temos uma palavra cuja pronuncia é li, um ideograma que pode ser traduzido como razão, principio das coisas ou “padrão orgânico”. É mais ou menos assim: quando olhamos para as nuvens, elas não são simétricas, não tem formas específicas e parelhas, mas nós sabemos que isto está em perfeita ordem. Não é uma bagunça apesar de ser do jeito que é e está.
Assim é a vida, por mais que lutemos em vão contra isto. De repente as coisas acontecem e nadar contra o rio não adianta, mas se nós entendermos o fluxo podemos entrar em harmonia com ritmo e nos sair bem. Assim deveríamos deixar as pessoas serem, organizadas ao seu jeito. Nós criticamos a organização das estrelas? Não né, simplesmente aceitamos que são assim e achamos encantador. E elas, para nós leigos em astronomia, não tem nada de padrão.
Pois é isso aí... E eu? Aqui, em paz, a espera do Enzo e dia a dia aprendendo com o ritmo e o novo que se apresentam. Quem quiser ler mais sobre estas coisas que escrevi busque: O Tao da Filosofia – Alan Watts.
Um oráculo pode nos dar a idéia de predição de futuro e destino e o é, mas nunca de um limitador do livre arbítrio. O I Ching nos diz que existe a possibilidade de estarmos caminhando em uma direção, nos chama a atenção para algo... alerta a atenção, aponta conseqüências para determinadas escolhas. Cabe a nós a elegermos um andar superior ou não e, para isso, não há certo ou errado, há o momento, a possibilidade e vontade de cada um. Jogo da meditação de hoje SUNG – CONFLITO Julgamento
Sung insinua que, embora haja sinceridade no esforço de alguém, ele ainda se defrontará com resistência e impedimento; mas se ele idealizar uma providencia com eficácia terá boa sorte. Enquanto que se ele prosseguir com a disputa ao fim será desastroso (levar ao extremo).
Será vantajoso ver o grande homem (o que damos valor), não será vantajoso atravessar a grande corrente (um caminho muito perigoso).
Observações
Nestas linhas temos força no trigrama superior, como se fosse para regular ou controlar o inferior. (temos o próprio individuo em perigo combinado com a força que vem do exterior).
Tudo isto é imaginado para dar a idéia de luta e discórdia. Mas existe uma linha cheia no centro de K´an, é o símbolo da sinceridade, e da outra condição a figura. Um individuo assim representado será prudente e terá boa sorte, mas a discórdia é má e se for continuada terá um efeito desastroso.
O “grande homem”, cuja intervenção é por certo boa, da muito valor ao devido método e ao lugar adequado.
Em alguns momentos a vivência nos diz mais que a própria escuta. Eu recomendo!
Workshop Teórico- Vivencial:" Por uma abordagem expressiva para integrar-se pessoa: O uso de recursos expressivos nos processos de crescimento e desenvolvimento pessoal" ..
Facilitação de Esp. Luciene Geiger e Ms. Aline Piason. Inicio dia 12 de abril às 14 horas. Inscrições na secretaria do Delphos: (51) 3212.0675
Garanta sua vaga!!!
4 de abril de 2010
Queridos
Quem acompanha o blog deve saber o motivo atual das minhas poucas publicações: o Enzo está muito perto de nascer e a minha energia muito voltada para este serzinho especial.
Deixo uma borboleta Que a leveza, o colorido e a semente do amor se espalhe...