13 de abril de 2010

Meditando com o I Ching


Um oráculo pode nos dar a idéia de predição de futuro e destino e o é, mas nunca de um limitador do livre arbítrio. O I Ching nos diz que existe a possibilidade de estarmos caminhando em uma direção, nos chama a atenção para algo... alerta a atenção, aponta conseqüências para determinadas escolhas. Cabe a nós a elegermos um andar superior ou não e, para isso, não há certo ou errado, há o momento, a possibilidade e vontade de cada um.

Jogo da meditação de hoje


SUNG – CONFLITO

Julgamento

Sung insinua que, embora haja sinceridade no esforço de alguém, ele ainda se defrontará com resistência e impedimento; mas se ele idealizar uma providencia com eficácia terá boa sorte. Enquanto que se ele prosseguir com a disputa ao fim será desastroso (levar ao extremo).
Será vantajoso ver o grande homem (o que damos valor), não será vantajoso atravessar a grande corrente (um caminho muito perigoso).

Observações

Nestas linhas temos força no trigrama superior, como se fosse para regular ou controlar o inferior. (temos o próprio individuo em perigo combinado com a força que vem do exterior).

Tudo isto é imaginado para dar a idéia de luta e discórdia. Mas existe uma linha cheia no centro de K´an, é o símbolo da sinceridade, e da outra condição a figura. Um individuo assim representado será prudente e terá boa sorte, mas a discórdia é má e se for continuada terá um efeito desastroso.

O “grande homem”, cuja intervenção é por certo boa, da muito valor ao devido método e ao lugar adequado.


Nenhum comentário: