20 de abril de 2010

Cada coisa, cada um...

Este jeito é o mais certo. O mais adequado. Deveriam ser assim...desta forma... Quem disse mesmo?

Segundo os taoistas chineses a natureza é um organismo que progride sendo deixado ser. Wu-wei significa não interferir, não agir contra a tendência.


Cuidado! Isto não significa passividade, significa observar e saber agir de acordo. Em chinês temos uma palavra cuja pronuncia é li, um ideograma que pode ser traduzido como razão, principio das coisas ou “padrão orgânico”.


É mais ou menos assim: quando olhamos para as nuvens, elas não são simétricas, não tem formas específicas e parelhas, mas nós sabemos que isto está em perfeita ordem. Não é uma bagunça apesar de ser do jeito que é e está.


Assim é a vida, por mais que lutemos em vão contra isto. De repente as coisas acontecem e nadar contra o rio não adianta, mas se nós entendermos o fluxo podemos entrar em harmonia com ritmo e nos sair bem.

Assim deveríamos deixar as pessoas serem, organizadas ao seu jeito. Nós criticamos a organização das estrelas? Não né, simplesmente aceitamos que são assim e achamos encantador. E elas, para nós leigos em astronomia, não tem nada de padrão.


Pois é isso aí...
E eu? Aqui, em paz, a espera do Enzo e dia a dia aprendendo com o ritmo e o novo que se apresentam.


Quem quiser ler mais sobre estas coisas que escrevi busque: O Tao da Filosofia – Alan Watts.

Nenhum comentário: