25 de agosto de 2011

A vida é feita de ciclos

Algumas vezes as coisas são mais simples do que estão parecendo ser e é muito bom quando podemos enxergar isso. Tenho recebido muitas pessoas que se queixam de estarem vivendo um “desanimo” ou “ falta de energia”. Claro que cada caso é um caso, mas com freqüência, ao investigar, o que vai se formando é um quadro de descontentamento com tarefas e atribuições diárias, somados a dificuldades relacionais. É justamente ai que está o mais simples do que parece. Muitas destas situações aparentemente depressivas são movidas pelo que chamo de sinais da saturação.

As nossas vidas são feitas de ciclos e estes, sem que nos apercebamos, iniciam movidos pelos desejos de “ir mais”, aprender, concretizar etc...mas estes, como tudo, se esgotam e, quando isso acontece, vem a necessidade de troca de fase.

Mas por que as pessoas não mudam e pronto? Porque sempre que pensamos em encerrar algo vem uma sensação de perda associada a este algo. Parece que vamos perder o que tivemos de bom, largar. E, de certa forma vamos mesmo, mas para dar lugar a outras experiências que venham a somar as vividas e isso não é perder.

É assim que estamos vivos! Deixamos coisas, pessoas, papeis, imagens para darmos continuidade ao nosso crescimento.

É importante deixar a adolescência para ir se transformando em adulto jovem ou finalizar um ciclo da carreira profissional para subir de posto ou mesmo terminar um relacionamento amoroso que perdeu seu sentido.

Quando nós esgotamos o que podíamos agregar vêem os sinais. É preciso estar atento!


2 comentários:

Esculpindo Ilusões disse...

Muito bom o que vc escreve. Me fez pensar um pouco sobre minha vida.
Beijussss

Cláudia Guglieri disse...

Que bom!
Eu gosto também do Esculpindo Ilusões, costumo dar umas espiadas. Que linda a foto da lua!
Até.