28 de dezembro de 2011

I Ching para 2012

Uma das minhas tradições de ano novo é consultar o I Ching para o próximo ano. Faço isso para compartilhar com as pessoas que vem para a festa de virada na minha casa da praia. Na tardinha do dia 31 nós lemos o Hexagrama do próximo ano, refletimos e fazemos uma brincadeira de registrar pretensões de melhoras, em uma parede especial da casa.

Para quem não sabe o I Ching é um antigo livro de consultas chinês. Muitas dinastias foram regidas pelos seus ensinamentos e este deu origem a parte da filosofia chinesa.
Estou agora sentada em frente a tal parede e relendo o que foi escrito para 2011, é realmente muito certeiro.

2011 foi o ano do – Hexagrama 49 - A MUDANÇA “ O mais importante é mudar o seu caráter, isto é como o fogo refinando o ouro. O ouro não gosta, acha doloroso, mas depois de re-formado fica feliz.” Neste ano a mudança ocorrerá, na suavidade ou na dor, isto depende do aluno.

Pois eu sugiro uma reflexão sobre o seu ano que passou. Veja se isso se confirma, cada um do seu jeito...

O jogo de 2012 já foi feito. Hoje na tardinha fiz a meditação e o jogo das moedas.

Para 2012 teremos o - Hexagrama 24 - O COMEÇO HUMILDE “ Aquele que escolher o caminho do passo a passo simples, com força e suavidade terá sucesso”. A humildade dos inícios será a vitoria.

Comentário:
Após o profundo incomodo veio a mudança e o ritmo da vida, de alguma forma, foi modificado. Isto aconteceu para se atingir algum outro estágio de consciência. O “sem sentido”, de hábitos poderosos e carcereiros quer incluir novos horizontes – o novo atrai, mas o habito prende. Por isso O COMEÇO HUMILDE. O começo é por si mesmo, aos poucos, com humildade...não se pode mudar o mundo sem antes a si mesmo e a simplicidade torna o homem sábio. É preciso suscitar dentro de si a elevação de pensamento, a firmeza na ação suave e a escolha do propósito.

Interessante não? Para mim este Hexagrama confirma a continuidade de tudo, pois após o “desmanchar para mudar” vem “o começo com simplicidade e humildade”... E o mais importante, será “vitorioso quem tiver persistência e escolher sabiamente” – com simplicidade.

FELIZ ANO NOVO!!

7 comentários:

Luciene Geiger disse...

Que humildemente nos tornemos pessoas melhores e, consequentemente, façamos de 2012 um ano melhor...

Um beijão, Claudinha!

Karate disse...

Olá Cláudia Enid Guglieri. Duvido muito você advinhar quem posta aqui... dou uma pista: faz aprox 30 anos.... muito legal lhe encontrar na net... psicóloga... cultura oriental... quem diria...

Beijão! E Feliz 2012

Esculpindo Ilusões disse...

Feliz 2012 repleto de realizações e saúde!!!

Cláudia Guglieri disse...

Seu Karate
Se o senhor sabe o meu nome todo sabe que a 30 anos atrás eu estava nascendo hehehe

Um grande beijo a todos!

Anônimo disse...

vim conhecer seu blog e convidar para dar uma espiadinha no meu ,
e se gostares me seguir;
lainizinhaprosintimos.blogspot.com

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.