13 de agosto de 2008

Meditando com o I Ching


O I Ching pode transformar a vida”
Hermann Hesse


Todo o tipo de estimulo que, de alguma forma, aumente a percepção e instigue um "outro olhar", me agrada muito. Penso que, em um certo nível, as artes nos proporcionam isso - prazer com crescimento.

Para mim, meditar com o I Ching também tem este papel, porem de uma forma mais dirigida - um livro que me ajuda a pensar, a refletir e compreender a jornada.

Os Textos do I Ching foram valiosas referências para ministros e dirigentes na antiga China, assim como para os cidadãos comuns. Um guia ou manual de orientações, sempre consultado para o alcance do sucesso e paz de espírito.

Aproveite a reflexão de hoje e... bom dia!



A ESPERA
Hexagrama 5 (Hun)



Após o primeiro fracasso, o aspirante percebe que , para percorrer a trilha dos grandes seres, ele terá de se nutrir nas pequenas coisas e, antes de mais nada, ele terá de aprender a esperar.

Acima: Kan, a agua, as paixões, a alma aprisionada nos proprios defeitos
Abaixo: Chien, o metal, a criatividade, a força decisiva, o espírito.


Neste momento o aspirante terá de fazer força de toda sua sinceridade para realmente começar assegurar a sua permanência no caminho. A espera está ligada a nutrição nas pequenas coisas que formam o caráter, por isso se diz: “ Se você é sincero tem luz e o sucesso”. Sem esta sinceridade como fundamento nada se pode conseguir no caminho da sabedoria. Temos de ser sinceros mesmo que nos cause dor compreender que não somos tão bons como pensávamos.

Existe na frente um caminho que pede cautela do aprendiz (atravessar um mar usando um barco frágil de madeira). Isto nos indica que, se seguimos com poucas ferramentas iremos ficar perplexos, mas se nos apropriamos das pequenas coisas tornamos o barco firme e forte.

Medicina tradicional chinesa - Acupuntura Porto Alegre

Nenhum comentário: