30 de agosto de 2008

Coisas de Mulher - Madeira

MADEIRA, FOGO, TERRA, METAL e ÁGUA
Estes são os Cinco Movimentos Naturais da Medicina Chinesa, descubra o seu e aprenda a lidar com a sua tempestade!

Receita mágica para a TPM? Que nada!

Sem ilusões meninas, para estes velhos conhecedores das coisas do ser humano, não existe regra única e nem receita de bolo.

Eu aqui vou passar pra vocês algumas modestas referências... Vamos usar uma das mais preciosas ferramentas chinesas para entender mais do nosso feminino.

Onde paramos...

Cada uma de nós tem seu tipo de movimento natural que contempla, não só o seu ciclo menstrual, como o seu jeito de sentir, se relacionar, se expressar e, também de “adoecer”.

Uma mulher que fica mais irritada e impulsiva, do tipo ventania, está no sistema do Fígado; outra mais voraz, comilona e que tende a encher a cabeça de preocupações está no sistema do Baço/Pâncreas e aquela que fica chorosa e sensível pelo menor motivo e sente-se sem ânimo ou até deprimida está no sistema do Rim.

Desta forma vamos brincar...

Quando o vento está batendo forte não tem janela que contenha, ele se impõe, entra e até invade. Desta forma é a mulher MADEIRA com tensão pré-menstrual, não consegue conter seu vento interno.

Na perspectiva chinesa, o vento é uma característica muito positiva das mulheres Madeiras. O Elemento MADEIRA é ascendente, faz crescer, florir, colorir, confere movimento e impulso, sua energia é yang (para o alto). É representado pela primavera com o movimento de brotar e o poder do nascimento.

As mulheres representadas por este elemento são rápidas, ágeis, impulsionam pessoas e equipes, lideram e são muito criativas, decididas, espontâneas.... Em desequilíbrio tendem a ter impulsos de raiva, problemas de fígado ou vesícula, tem sensibilidade nos músculos, tendões e olhos

Na TPM... Deus do céu....

Sofrem de alterações de humor e a irritabilidade dispara a partir de um pequeno estímulo. A ansiedade, a insônia e o nervosismo consomem com a energia e trazem o abatimento e a apatia – para algumas com sensação de depressão. Sem falar nas terríveis dores de cabeça laterais, nas náuseas e até vertigem.

Regrinhas básicas para prevenir...

Coma menos carne e mais verduras e legumes bem clarinhos, nada de pimentas e de chocolates, eles são muito yangs e aumentam a pressão. Chá de cidreira, camomila e artemisa. Dormir mocinha – tu é do tipo Fígado e este precisa de descanso. Outra... tenha consciência da tendência a irritabilidade e use a regra dos 5 – conte sempre até 5 antes de dizer algo neste período ou exercite a frase: Desculpe-me.

Como lidar com esta ferinha que está dentro e fora?

Para os homens que convivem com elas recomendo a sabedoria da “ARTE DA GUERRA”, perceba o inimigo e faça sem fazer... não dê ouvidos as provocações, elas são involuntárias; concorde mesmo sem concordar, retire-se que logo ela se dará conta... DISCUTIR É PIOR. E muito chá de camomila.

É isso aí... Sábado que vem escrevo sobre a mulher TERRA...
Acupunrura e Psicologia

Nenhum comentário: