27 de agosto de 2008

Meditando com o I Ching



Modéstia
Hexagrama 15 ( Ch’ien )

Acima: K’um – a terra, mansidão, silencio, amor maternal
Abaixo: Ken – montanha, caráter forte, obstinação, quietude

Ch’ien indica progresso sucesso. O homem superior sendo (humilde como se insinua) terá um (bom) resultado (para seus empreendimentos).


Comentários

O discípulo aqui compreendeu que o primeiro passo é ser tão vasto quanto a Terra e tão calmo quanto a montanha. Estas duas virtudes são a via natural, ou melhor, o Tão ou caminho que a Terra comunica a seus filhos. A calma é a qualidade superior dentro da psique do discípulo. Ela nasce da percepção de que tudo tem seu tempo, e que, a cada ser humano neste mundo a vida lhe confere um momento de esplendor e beleza. Ele sabe no seu intimo que a natureza é sábia, e que tanto poupa àquele que quer entender seus desígnios, como aniquila aquele que luta de forma ignorante contra ela. Sabe que lutar contra a natureza externa é lutar contra si próprio; por conseqüência, ao compreender estas verdades, ele muda o curso de sua vida tentando se tornar UNO com a vida que anima este planeta. A humildade confere o poder de se retirar e deixar que os outros se adiantem. Ele não se vangloria e, justamente por este motivo, as pessoas notam a sua contribuição e aderem ao seu caminho.

“Uma vez encontrei um homem na Patagônia e ele me disse: Observe aquela árvore, cheia de folhas, robusta, orgulhosa no meio desta imensidão; ela se destaca sozinha lá no horizonte. Amanhã virá uma tormenta com ventos e ela perderá suas folhas, seus galhos se quebrarão, e ao final será tombada e arrancada das raízes. Agora observe este arbusto pequeno: ninguém presta atenção a ele, porem quando chegar aquela tormenta ele simplesmente se curvará, não resistirá ao vento, não terá nada que defender, por isso ele permanecerá, ainda que para os olhas das pessoas ele seja somente um arbusto”

Assim é um homem modesto. Quando vem o vendaval ele se curva. Muitas vezes parece que o Céu está exigindo muito dele, porem uma vez passado o sufoco, ele retorna com mais experiência que antes, dando graças ao Céu por ter passado esta prova.

Roque Severino

2 comentários:

Cristiane Agostini de Andrade disse...

Claudita...Realmente...a mensagem foi muito oportuna pra mim...
Meu arbustinho da flores!!!
...passada a prova de fogo,que tu me ajudou lindamente a atravessar, estou colhendo muitos frutos!!! Eu nem podia imaginar...
...inclusive acabo de dar uma entrevista para a rádio gaúcha, sai no destaque empresarial, domingo as 9:00
...também estou criando meu blog para as pessoas me acharem,
cristianeagostini.blogspot.com, depois passa lá....
muitos beijos e abraços...
obrigada!!!
cris.

Anônimo disse...

Claudia,
Que bela mensagem a de hoje. Vou postar um link dela no meu blog! Amei, amei!A propósito, guria, vou postar também nos textos que escrevestes no meu site links para teu blog. Por fim, agora, com internet em casa, vou aproveitar pra te ler sempre!
Beijo grande e carinhoso,
Lila