24 de dezembro de 2008

Meditando com o I Ching

O Natal nem sempre é tão hamonico assim...
mas segundo o I Ching,
tudo tem solução.
DIFICULDADE
Hexagrama 39 (Chien)

Acima: Kan, a água, as complicações
Abaixo: Ken, a montanha,as dúvidas, o parar, a calma

Apesar de existirem diferenças entre as pessoas, existem muitas oportunidades de solucioná-las, mas se estas diferenças não podem ser harmonizadas no seu devido tempo, os obstáculos serão cada vez maiores.

Desde o momento que os problemas existem também existem maneiras de sobrepassá-los: por conseqüência encontramos no julgamento estas observações:

“O sudeste é favorável”. O sudeste é a região da alegria, da harmonia, da clareza de pensamento, e isto nos mostra que qualquer problema não é tão sério como parece. Na verdade nossos apegos aos estados aflitivos é que nos tornam tristes e melancólicos. No sudeste deve o homem superior resolver os problemas de forma calma, tranqüila e realista, usando sua consciência.

“O Nordeste não é favorável”. O nordeste sempre foi considerado o lugar do ruim, é, em termos psicológicos, a vacilação, a dúvida. O nordeste são os hábitos que não são mais necessários e que nos impedem de ir adiante e sobrepor os obstáculos.


Neste sentido é favorável ver o grande homem – ver o grande homem significa usar da sabedoria interior, da mente iluminada.

Use da oportunidade, revise hábitos antigos que hoje são desnecessários, não dê demasiado valor!

Buenas... sem querer ser piegas: lá no fundo tu sabe que pode mais... e que tem outras coisas que valem bem mais que isso!

Beijos de bom Natal


Nenhum comentário: