20 de agosto de 2008

Meditando com o I Ching



A Grande Força Subjugada – A Estrutura
Hexagrama 26 (Ta Chu)

Acima: Ken – montanha, os obstáculos, a calma
Abaixo: Chien – o céu, a criatividade, o poder


Comentários

Na composição dos trigramas para Ta Chu temos os atributos da maior força, da mais substancial solidez, a qual emite uma luz brilhante; e indica renovação diária (pelo seu sujeito).
Indica um valor estabelecido sobre talentos e mérito; existe poder (no trigrama superior) para manter o mais forte em limitação – indica “a grande retidão” (requerida no hexagrama)
A boa sorte unida aos sujeitos que fazem a refeição fora de casa (não procuram gozar as recompensas na sua família)” mostra como talentos e méritos são estimulados.
“Será vantajoso atravessar a grande correnteza”.



Depois de experimentar a INOCENCIA, inicia a construção de uma via sem erros que o ajudará a nutrir todas as pessoas. Também existe a idéia de retorno, como se um grande rei retornasse a seu reino depois de um grande período de ausência. Neste retorno ao grande caminho ele inclui mais um elemento, já pensa em nutrir e ajudar os sábios homens desenvolvendo adeptos ao caminho.

Em razão da mente contemplativa (“a grande retidão” ) ele atinge sua primeira iluminação, e retorna a essência sem erros. Porem, mesmo assim, deve continuar refinando sua mente. Isto realiza nas experiências da vida entre os homens comuns e, por este motivo, se diz “fazer as refeições fora de casa traz boa fortuna” .

“É benéfico cruzar a grande água” traz a idéias de que a tarefa é coberta de responsabilidades e, se analisarmos o todo do hexagrama, vemos a importância do desenvolvimento interior.

Ken – a montanha – é filho do Céu na Terra, ou seja, a solidez vem pela estrutura da força espiritual ou sábia – carrega a certeza inabalável que depende de tempo.

A idéia da iluminação “Luzes brilhantes” vem dos dois elementos combinados – aprender com as experiências, meditando com o espírito.

Um comentário:

Dario B. Bestetti disse...

Já o meu I Ching hoje disse que ... (mandei pro teu celular o resto).

Bjs,
Dario