13 de setembro de 2008

Coisas De Mulher - Metal



"Agora são as espinhas no rosto... todo mês, se não é espinha é mancha que aparece: O que mais tenho que fazer para manter a pele sempre linda? E o meu intestino está falhando de novo. Que coisa séria... não consigo acertar"!

Retomando...

MADEIRA, FOGO, TERRA, METAL e ÁGUA estes são os Cinco Movimentos Naturais da Medicina Chinesa. No sábado passado nós vimos a TPM da mulher do tipo TERRA, hoje vamos ver o tipo METAL.

A brincadeira é descobrir a sua natureza e a sua TPM.

Os tipos Metais são muito esforçados, disciplinados, dedicados mesmo. Buscam fazer tudo da forma mais correta e certa, tentando chegar a perfeição. São pessoas detalhistas e exigentes, muitas vezes mais consigo do que com os outros. E fazem muitas coisas bem mesmo, conseguindo chegar aos seus objetivos. As mulheres são metódicas consigo e mais ainda com a sua aparência; são persistente no seu desenvolvimento pessoal. Estão sempre em busca de mais.

Quando uma mulher Metal quer algo, chega a ficar chata de tanto que insiste, mas algumas vão disfarçando com primazia e indo, indo, chegam lá.


Pois bem moça Metal, não se angustie!

Nós sabemos que tu é do tipo que gosta de tudo perfeito, mas na TPM não vai adiantar, por mais que tu faças tudo certinho essa tensão pré-menstrual é forte e tu vai conseguir remediar quase todos os sintomas, mas não todos.

E olhe só, te dê os parabéns por conseguir remediar bastante. Algumas mulheres não fazem nada para prevenir e vivem a tensão na íntegra.

E na TPM...
Cuidado, esta exigência toda pode se reverter contra ti e então nada parece sair como tu queria. Aí, além das espinhas, vêm uma angústia de nada ser suficiente e até a respiração falta. Algumas mais trancadas com as coisas emocionais ou com o que realmente gostariam de dizer e ser, se trancam mais ainda e se entristecem por dentro. Daí o intestino também tranca, pois o físico anda junto com o emocional.

STOP! Relaxe, respire....Tente brincar, nada é tão sério com parece!

Vou aproveitar a deixa e dar uma dica...

Mulheres Metal se esforçam para que tudo saia perfeito, mas perfeição - eu lamento... Sempre vai ter algo que não ficou exatamente como se esperava. Aí está o principal desafio, conseguir perceber o que ficou muito bom e que isto vale muito.

Novamente indico “a postura do observador dos budistas”. Um exercício de se olhar nas situações como se estivesse em uma cena de filme. Olhe a cena e dê um desconto!


Como prevenir?
Cuide da alimentação com bastante coisas que nutrem o pulmão – estas coisas que se recomenda páa gripe (limonadas, frutas cítricas, agrião, mel, cebola, alho, alho poró, etc...); faça alguma atividade física, ar é fundamental para os Metais. E, principalmente, se dê momentos de lazer, tente dar um espacinho para o teu lado CRIANÇA.

Regrinhas básicas... se equilibre e a TPM diminui muito
Se sentir angústia, observe-se e tente flexibilizar.
Mande energia pro pulmão. Exercite-se !
Permitir-se ser criança e abuse do lúdico.

Como o companheiro pode lidar...
Na TPM ela se incomoda mais com os detalhes de tudo, tente dar uma forcinha e mostre brincando o que for exagero. Tente tirá-la pra caminhar quando ela estiver cheia de ansiedade querendo resolver o insolúvel. E ajude esta moça a ver que ela já é suficiente, não precisa mais...

Acupuntura e apsicologia medicina tradicional chinesa - porto alegre

2 comentários:

Bem pouco mais sobre mim... disse...

Mais dureza ainda é estar em TPM e ter de levar o parceiro ansioso pra passear... hehehehe.
Interessantíssima tua série de posts que trazem esta leitura tão rica sobre a TPM. Parabéns!
Beijão!

Anônimo disse...

Gracias querida
Sabe, eles tambem tem TPM.
Beijo