6 de setembro de 2008

Coisas de Mulher - Terra


Abriu a geladeira uma, duas, três vezes e não passa a vontade de um docinho; as pernas incharam e pesaram tanto que tu parece estar presa no chão. E que “montes” de coisas na cabeça que estão me deixando tão indecisa e preocupada ?

CALMA! É assim a TPM da mulher de natureza TERRA.

Retomando...
MADEIRA, FOGO, TERRA, METAL e ÁGUA estes são os cinco movimentos naturais da Medicina Chinesa. No sábado passado nós estávamos brincando de descobrir o teu, para lidarmos com a TPM.

A Mulher do tipo terra é a “mãezona” dos cinco elementos, uma cuidadora nata. Normalmente tem muito jeito com as pessoas e gosta de estar em relação, justamente pela facilidade de sentir o outro, ajudar e acolher.

Buenas... Se tu é uma mulher terra as relações tem uma papel importante na tua vida, não deixe de dar atenção a isto, ao mesmo tempo, tente relaxar com relação a este aspecto.

E na TPM...
Na TPM as terras são invadidas por preocupações com coisas que, normalmente, não ocupariam tanto tempo na cabeça (coisas suas e dos outros), conseqüentemente por falta de concentração e um cansaço mental.

STOP! Tranqüila....Tente se distanciar um pouquinho e veja de fora.

Me agrada indicar “a postura do observador dos budistas”. Um exercício de se olhar nas situações como se estivesse em uma cena de filme. Avalie!

A gente se pega fazendo cada uma. E tu provavelmente vai te pegar em pensamentos obsessivos desnecessários ou em excesso de solicitude. Sabe aquele excesso de atenção por carência?


Como prevenir?
Cuide da alimentação, terra é regida pelo Estômago e Baço. Tente substituir os doces por frutas secas, damasco em especial. Alimentos amarelos de todos os tipos, mais verdes amargos e shoyo, ele dá uma boa ajudinha. As sojas e os famosos cereais integrais dão uma boa regulada. E não esqueça dos temperos.
No Manual do Herói da Sônia Hirsch ela dá varias dicas de como os temperos que regulam a mulher terra: cominho, louro, alecrim, sálvia...

Regrinhas básicas...
A postura do observador de si
Cuidar a alimentação
Permitir-se ser menina e até dona de casa

Como o companheiro pode lidar...
Um pouquinho mais de atenção é tudo que ela vai querer e sem dizer... nesta fase decida pelos dois, se houver desequilíbrio haverá uma indecisão danada....
Lembre-se disso e tudo pode ficar menos dramático.
Claudia guglier - psicologa gestaltista

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, Cláudia!
Gostei MUITO do teu blog! Vou acompanhar ele com freqüência! Admiro muito teu trabalho. Parabéns
Beijão