20 de setembro de 2008

Coisas De Mulher - Água


Tenho estado muito chorona? Meus pés e pernas incharam e me sinto pesada, sem vontade e sem disposição para as coisas da vida prática. E meu cabelo que cai, cai, cai... Ai ! É muita coisa...mais um pouquinho na cama...

Pois se, uma semana no mês, tu te sentes assim... e, pra completar, os medinhos conhecidos e aquela ansiedade sem muita explicação dão sinal...

Bingo! TPM de uma mulher Água.

Mas...vejamos

Retomando...
MADEIRA, FOGO, TERRA, METAL e ÁGUA estes são os Cinco Movimentos Naturais da Medicina Chinesa. No sábado passado nós vimos a TPM da mulher do tipo METAL, hoje vamos ver o tipo ÁGUA.


A brincadeira é descobrir a sua natureza e o seu tipo de TPM.

Os tipos Água, quando equilibrados, são os mais tranqüilos de todos os tipos, tendem a estar de bem com o que vem. São pessoas aparentemente muito calmas e, para aqueles com quem convivem, até lentos demais. Isto se explica pelo tom de profundidade destas pessoas... tudo é “muito” e muito intenso na sua profundidade. São os filósofos, os pensadores ou os mais espiritualizados de um grupo. Podemos dizer que são aqueles que entram em uma atividade para realizá-la com toda essência e podem até se perder nisso.
Alguns se queixam da vida prática ser difícil, justamente por mergulharem demais nas essências... mas isso é outro papo.


As mulheres representadas pelo elemento Água são, normalmente, de bem com a vida e algumas sofrem por acharem-se ligths demais. Uma característica ótima, se bem equilibrada. Gostam muito do seu canto, onde podem se refugiar de algumas coisas difíceis de lidar com as pessoas, que parecem ter uma visão tão diferente do mundo.

Mas a intensidade sempre está presente, tanto para dentro (yin) como para fora (yang), e a mulher quando resolve aventurar-se ou sair para um evento social vai com a mesma intensidade que fica em casa...

Um dos desafios é equilibrar estes pólos de intensidade, eles trazem consigo o famoso medo. É isso mesmo, medo de não conseguir enfrentar... e se perder de si na fantasia, no sonho, no desejo de que tudo fosse mais calmo, mais fácil, mais leve...


E na TPM...
As mulheres Água ficam chorosas mesmo, é da água o choro. As pernas incham e pesam porque tu comes sal demais. O intestino quer falhar pela falta de água e a falta de ânimo e vontade são típicas do fator água em desequilíbrio.
Também não precisa querer desistir! Toda a mulher tem seu tipo de TPM e enfrenta. Deixa de ser preguiçosa e vamos lá!


Como prevenir?
Cuidar para comer menos sal é a primeira coisa, use mais shoyo. Nabo, quiabo, uma vez na semana batata doce, um pouquinho de carne, espinafre e verdes fortes. Procure comer mais legumes cozidos que crus, os chineses dizem que eles conferem Yang ao corpo, dão força. As nozes e frutas secas também.
Ah, e tome água e chá quente a noite... um chá bom para mulher é o de Artemisa ou aqueles de flores... camomila vai ajudar a dormir um pouco mais cedo.

Regrinhas básicas...
Coma menos sal,
Faça atividade física, porque o Rim precisa de impulso do Pulmão para se equilibrar,
Encontre alguém que confie para falar um pouco de ti, tu tende a só ouvir os outros e achar que as tuas coisas são assim mesmo.

Como o companheiro pode lidar...
Na TPM ela vai chorar e parecer deprimida mesmo, deixe, é só um dia ou dois. Se ficar muito ansiosa e agitada, tire ela de casa e deixe ela falar bastante e não ligue para o costumeiro sentimento de arrependimento do outro dia.

Nenhum comentário: