24 de dezembro de 2008

Meditando com o I Ching

O Natal nem sempre é tão hamonico assim...
mas segundo o I Ching,
tudo tem solução.
DIFICULDADE
Hexagrama 39 (Chien)

Acima: Kan, a água, as complicações
Abaixo: Ken, a montanha,as dúvidas, o parar, a calma

Apesar de existirem diferenças entre as pessoas, existem muitas oportunidades de solucioná-las, mas se estas diferenças não podem ser harmonizadas no seu devido tempo, os obstáculos serão cada vez maiores.

Desde o momento que os problemas existem também existem maneiras de sobrepassá-los: por conseqüência encontramos no julgamento estas observações:

“O sudeste é favorável”. O sudeste é a região da alegria, da harmonia, da clareza de pensamento, e isto nos mostra que qualquer problema não é tão sério como parece. Na verdade nossos apegos aos estados aflitivos é que nos tornam tristes e melancólicos. No sudeste deve o homem superior resolver os problemas de forma calma, tranqüila e realista, usando sua consciência.

“O Nordeste não é favorável”. O nordeste sempre foi considerado o lugar do ruim, é, em termos psicológicos, a vacilação, a dúvida. O nordeste são os hábitos que não são mais necessários e que nos impedem de ir adiante e sobrepor os obstáculos.


Neste sentido é favorável ver o grande homem – ver o grande homem significa usar da sabedoria interior, da mente iluminada.

Use da oportunidade, revise hábitos antigos que hoje são desnecessários, não dê demasiado valor!

Buenas... sem querer ser piegas: lá no fundo tu sabe que pode mais... e que tem outras coisas que valem bem mais que isso!

Beijos de bom Natal


21 de dezembro de 2008

Coisas De Mulher - temperos de Natal


É Natal, o jantar do dia 24 está aí e sabendo que as comidinhas naturais são super ok para a saúde e que, segundo a dietética chinesa, devemos sempre escolher o alimento conforme a ação do seu sabor no movimento de energia de cada um... Vão umas dicas de temperos que contemplam os sabores, suas ações e umas receitinhas de molhos.

As receitas foram inspiradas no livro O Melhor Da Festa da Sonia Hirsch.

Já que festa é festa e os sabores tem o poder de nos influenciar, vamos brincar de cozinheiras bruxas e animar a ceia.

Olhe só...

O sabor ácido: dos verdes escuros, do iogurte, limão, abacaxi, estimula o fígado e a vesícula. Se você quiser movimento, ação, criatividade com uma dose de paciência, é por aí.

O sabor amargo: de chicórias e carquejas, café, chá preto ou verde: ajuda na circulação, aguça os ouvidos e a língua, intensifica o riso e o carisma.

O sabor doce: de frutas e sucos, frutas secas, abóboras, batatas, reforça o íntimo, o centro, a melodia, a compaixão, o pensamento tranqüilo, a capacidade de reflexão

O sabor picante: de gengibre, rabanete, agrião, pimenta, alho, cebola, cominho, canela, confere vitalidade, apetite, vontade de viver e estimulo a beleza. É, para festas...

O sabor salgado: do sal, da carne de porco, de feijões e sementes, produz inspiração, força de vontade e intuição. Bom para momentos de espiritualização

As dicas de temperos são estas, você pode usar a sua criatividade e estimular o quiser ou fazer um destas receitinhas que misturam temperos interessantes...

Molho de ervas
Um punhado de hortelã, um pé de cebolinha, duas folhas de um verde azedo, ponha no liquidificador sobre uma xícara de iogurte natural e duas colheres de sopa de azeite, o suco de meio limão, meia colher de café de sal e metade disso de pimenta do reino. Bata só um pouquinho.

Molhos de curry
Meia colher de chá de curry em meia xícara de shoyu, meia xícara de água, um ou dois dentes de alho e cebolinhas.

Uma colher rasa de sopa de curry, uma xícara de iogurte natural, meio limão, gotas de azeite, uma pitada de sal.

Molho de mel
Duas colheres de mel, duas colheres de água, uma de limão e uma colherinha de sal ou mostarda ou gengibre.

Molho persa de iogurte
Descasque e rale um pepino; pique muito fininha a parte branca de um talo de funcho (erva doce) até obter uma colher de sopa cheia; junte ambos a uma xícara e meia de iogurte natural; tempere com meia colherinha de sal e meia de pimenta do reino; deixe gelar.

Boa festa!!

17 de dezembro de 2008

Meditando com o I Ching



É muito curioso o movimento de energia desta semana. O fenómeno véspera de Natal parece estimular um tipo de ansiedade, insatisfação…Hoje, em minha meditação, pedi uma orientação ao I Ching para este período.

“O I Ching pode transformar a vida”
Hermann Hesse


ABUNDANCIA
Hexagrama 55 (Feng)

“Aproveite o Sol do meio dia para iluminar o mundo não estando coberto de riquezas”

Acima: Chen - trovão o impulso, Deus se manifestando
Abaixo: Li - fogo claridade, inteligência iluminada.


Existe a vida em dia e noite - A vida é feita de ciclos; momentos que parecem de mais luz, momentos que parecem de menos luz (escuros).

Quando o Sol se pões, mesmo o céu e a terra não podem evitar este fato - assim esta preocupação é inútil -

O Sol significa a luz que está em tudo, não estar coberto de riquezas significa que se deve estar atento a abundância de ser e de ter o suficiente - de ser e de ter muita abundância.

Aquele que “governa” tem que conhecer as leis do tempo, mais ainda aquele “se” governa. Dizem os mestres tibetanos que a Alma trabalha de forma rítmica e trabalhar de forma rítmica é trabalhar no tempo, assim influencia a personalidade. Quando a personalidade sente os impulsos da Alma e os registra na sua consciência cerebral, a personalidade é “rica”; mas quando a Alma retira - momentaneamente - estes impulsos a personalidade percebe a escuridão que rodeia e fica triste.


Por isso o I Ching diz: “Seja como o Sol ao meio dia” O sol ao meio dia é como a Alma em sua própria dimensão sempre iluminando nossa vida.

Aproveitar o Sol do meio dia para iluminar não sendo coberto de riquezas significa: esteja no ritmo da vida, em luz, mesmo que pareça noite e perceba a abundância.


Psicologa de relacionamentos: Medicina tradicional chinesa e Metodo Sheng

5 de dezembro de 2008

O Método Sheng e o poder das diferenças

As diferenças individuais lhe incomodam? Hum... Saiba que, para desabrocharmos nosso potencial criativo e produtivo, é preciso estarmos em contato com pessoas diferentes.

Hoje vou dar um parênteses no post Coisas De Mulher dos sábados para escrever sobre “coisas de todos nós”... a importância das diferenças nas nossas vidas.

Já há muito tempo os chineses se deram conta do valor da diferença e mais, apostaram nela para o seu próprio desenvolvimento. Segundo a cultura oriental chinesa, cada pessoa está relacionada a um movimento (elemento) que se caracteriza em suas diferentes formas de ser, sentir e agir, além de suas habilidades e dificuldades.

Portanto, quanto mais entramos em contato com o nosso movimento natural e mais nos relacionamos com os diferentes movimentos das pessoas, mais desenvolvemos nossas habilidades relacionais.

Acredite! Estes chineses sabem das coisas...
Faz algum tempo que venho estudando os modelos chineses de entendimento do homem e da vida e a grande constatação foi que na base de tudo está o valor da complementaridade.

Olhem só...
O conhecido Yin/Yang chinês refere-se a apostos complementares, ou seja, diferentes que se completam, se nutrem, se ajustam para se equilibrar.

Cai o conceito de competição....
Eleva-se o conceito de complementação de forças opostas e de valorização da particularidade.

E mais...
Eles acreditam que para qualquer sistema que se relacione existe uma dinâmica que tende a equilibrar as diferenças, chama-se força de geração e de dominância que ocorrem sobre a interação dos cinco movimentos (elementos).

Complicado demais? É... é jeito chinês de pensar

Com base neste “jeito chinês de pensar” venho trabalhando em um método psicoterápico que se adapte a nossa cultura. Já uso destas ferramentas em atendimentos individuais e agora estou começando a experimentar com sucesso em grupos, casais e equipes de trabalho.

Criei o Método Sheng
com base nos cinco movimentos (elementos) da Medicina Tradicional Chinesa (madeira, fogo, terra, metal e água) e nos princípios da Psicologia da Gestalt.

Estas ferramentas tem ajudado as pessoas a se identificarem no seu movimento próprio e, também, a compreenderem e aceitar melhor os diferentes movimentos das pessoas com quem elas se relacionam.

Se você tiver interesse em participar de um grupo comunitário que está experimentando o Método Sheng
inscreva-se para a seleção nos telefones (51) 33337052 / 30268224 ou no Yucatan Clinica & Centro Cultüral – Rua Freire Alemão, 366 Mont Serrat Porto Alegre

3 de dezembro de 2008

Meditando com o I Ching



A Boa Fortuna

Será que a boa fortuna é somente para alguns poucos escolhidos? Ou isto é o que gostariam que nós acreditássemos?

Hoje quando abri o I Ching veio este ensinamento.

Para o I Ching a boa fortuna ou má fortuna só estão relacionadas a qualidade de nossos pensamentos, sentimentos e ações e nada tem a ver com influencia maior do que a nossa própria influencia.


A aceitação do fatalismo, a negação do bem estar, (“porque eu não mereço”), o complexo de culpa que se carrega a respeito do que se fez (quando ainda não se podia fazer diferente) é o que não nos permite sermos felizes.

No I Ching está bem acentuada a idéia de que só de nós depende a má ou boa fortuna. Por isso também se diz “ Quando você não é descuidado, mesmo que ria, não vai perder seus modelos de ações de uma vida inteira”.

Preste atenção nestes ensinamentos do I Ching

“Quando você não é descuidado”, ou seja, quando você está atento aos elementos internos e externos da sua vida, está presente e consciente.

O que eu costumo chamar de postura do observador de si.

Os mestres não se cansam de repetir que a atenção gera consciência, por isso, mesmo que você ria e se agite entre as pessoas, se sua consciência estiver no sempre no “centro” não sofrerá com flutuações emocionais.

É... boa semana!
Psicologa Gestaltista, especialista em Medicina Tradicional Chinesa

29 de novembro de 2008

Os “óculos” nos relacionamentos



Márcia estava no bar com as amigas quando, lá no fundo, viu um homem que se destacava dos outros. Foi incrível, naquele exato momento seu coração disparou e ela não podia tirar os olhos dele. Ficou vermelha quando os olhares se encontraram e num misto de alegria e perturbação pensou: que olhos queridos, que jeito...ai...

O que está acontecendo aqui?

O inicio de uma teia interna que pode acabar definindo se este relacionamento ocorrerá ou não. Quando ela o viu, acionou alguma lembrança (consciente ou inconsciente), imediatamente foi inundada por sensações e sentimentos, logo surgiram pensamentos que, nesta estória, estimularam o seu comportamento.

Olhe só...

Eles ficaram trocando olhares, ela sentia prazer e ansiedade e lhe passavam pensamentos de todos os tipos. O desejo de falar com ele foi aumentando junto com a idéia de muitas possibilidades... Então ela se encheu de coragem, sorriu e passou a ter um comportamento que dava espaço para a aproximação e, como ele retribuía, ela experimentou de uma sensação maravilhosa por se sentir mais bonita e mais sedutora do que nunca.

Note que, dependendo de como Márcia se sentisse ou do tipo de pensamento que tivesse em relação a olhar dele, a respeito dos homens ou da sua atitude, ela se sentiria encorajada ou não para o passo seguinte. O seu encantamento inicial foi o primeiro estimulo, a sua possibilidade interna foi o seguinte, ela deu consentimento positivo para a seqüência do que poderá acontecer.

Márcia podia não saber o que a atraia naquele homem, mas foi movida por um conjunto de sensações, pelo seu desejo de estar com alguém e pela voz que lhe dizia: é este e, desta forma, permitiu-se olhá-lo com mais ousadia que o seu normal. Ela não sabia por que, mas agora estava tão confiante em si que, discretamente, estimulava cada vez mais a aproximação.

Depois de alguns minutos ele se aproximou e ela sentiu o seu perfume amadeirado e nossa, quase desmanchou.

Ele, apesar do sorriso e dos olhares que trocaram, teve que esquecer que justo hoje estava sem carro e que ele mesmo havia passado a sua camisa. Senta-se e, passando por cima da sua timidez, e do seu receio de um não, inicia uma conversa.

Márcia sente que sua voz está trêmula, mas que se encontrava em um estado de graça. E se alguém os olhassem de fora só notaria o tom romanceado da cena, jamais as inseguranças de ambos.

A estas alturas ela já acreditava que este seria um encontro único e a sua química interna trabalhava para que houvesse mais desejo, fazendo com que todo o seu ser fosse invadido por prazer.

Este exemplo nos mostra que para um relacionamento ter início e sequência, depende muito do universo interno dos envolvidos. O que nos estimula e nos possibilita ir adiante é a forma como “olhamos” as situações.

Vimos, também, como as coisas podem começar e como todo o nosso ser funciona integrado. Ou seja, não existe sentimento dissociado de pensamento... e tenha certeza que o seu comportamento vai ser impulsionado por estes.

Os estímulos iniciais aconteceram através da visão, dos cheiros, do som, os acionadores de químicas e substâncias especificas que vão gerar prazer ou desprazer, mas estes dependem das nossas lembranças... da nossa história, das experiências vividas.

Poder ser assim ou assada nos relacionamentos e nas investidas sexuais depende, muitas vezes, em rever os “óculos” com os quais nos vemos.

24 de novembro de 2008

A vida é feita de escolhas

É, no mínimo curioso o que faz com que tomemos determinadas atitudes em determinadas situações. Muitas vezes não te parece que algumas coisas acontecem para que possamos viver determinada experiência?

É, eu cada vez mais tenho tido esta sensação e cada vez mais aproveito para refletir quando sou “atropelada” pela vida.

No sábado do dia 15 foi meu casamento. Um evento inesquecível pra mim, pro Dario e para algumas pessoas. E o que o fez especial foram muitas coisas: o encanto da cerimônia (com os quatro elementos) e com a cantoria das minhas amigas da “mucrelândia”; a presença de pessoas significativas e amadas que dançaram até bem tarde saboreando a cerveja artesanal da Cervejaria do Mestre (presenteada pelos próprios cervejeiros) e muito mais (não teria espaço para escrever) ...

Mas no acontecer do casamento houve um especial momento proporcionado pela vida. E é com relação a momentos como estes que me referi acima, quanto a nossa liberdade de escolha sobre a felicidade.

Passei, com o auxilio de duas ótimas profissionais, um bom tempo organizando uma linda festa, super elegante na beira do rio, com muitas velas, flores, até um altarzinho... Porém, exatamente na hora em que nós chegamos no restaurante passou um vendaval e tudo, literalmente, foi pelos ares e a luz se foi. As pessoas presentes ficaram muito nervosas e algumas sem ação.

Eu? Eu desci do carro e presenciei uma cena de filme, daquelas que parece sumir o som e tudo passar em câmera lenta. Por uns instantes assisti calada e, impulsionada por uma das muitas que tenho por dentro, voltei para o carro e disse a mim mesma: Agora tu tens duas opções; ou tu te entristece e tudo fica ruim ou tu vai lá e aproveita o melhor de tudo e a festa que tu sempre quis.


Foi maravilhoso! Nunca me emocionei tanto e me diverti tanto... Um obrigada especial a vida que me a dado tanto, ao meu amor que me dá suporte e me permite ousar e a todos que contribuíram para que este casamento tenha sido o que foi.

Edi tu esteve ótima e fez da cerimônia um rito de sabedoria; Carla, Simone, Márcia e tecladista, nada poderia ser melhor que vocês cantando as nossas músicas; Mauro e Alessandro a cerveja de vocês está nota 10 e embalou a festa; Bia, Madel e nossos pais, receber os elementos de vocês foi como honrar os antepassados.




19 de novembro de 2008

Meditando com o I Ching - Progresso Gradual

O I Ching é um livro de orientações que nos ajuda no processo de vida. Podemos consultá-lo para tomarmos decisões, para entendermos movimentos das pessoas, para compreender situações...


PROGRESSO GRADUAL
Hexagrama 53 (Chien)


Acima: Sun, o vento, a suavidade penetrante
Abaixo: Ken, a montanha, a detenção, a calma, a introspecção

“ A jovem é dada em casamento”. Boa fortuna! A perseverança é favorável.

A jovem é o método gradual, assim como é o casamento. O inicio da convivência da mulher, antes solteira, em sua forma de conhecer o seu marido é o processo gradual.

Em termos de budismo, quando você realiza a verdade interior, de repente depois você usa esta graduação para desembaraçar sua mente e faze-la fluir. O encontro com o principio budico dentro de nós é chamado “CASAMENTO”. E o cultivo da compreensão que surge da meditação dos fenômenos é chamado de “Castidade”.

“A perseverança é favorável” porque ainda assim terá de realizar um esforça continuo.

10 de novembro de 2008

Padrões Sexuais




















Todos nós temos uma noção de que os padrões sexuais são, predominantemente, estabelecidos na infância e esta noção é correta. Durante o nosso desenvolvimento vamos acumulando dados e registros que darão o colorido sexual de que cada um, ou seja, vamos observando pessoas, ouvindo instruções, recebendo informações, registrando positivamente, ou não, pequenas e ousadas investidas...

Tranqüilo, não vá aí achar que você está condenado ao que aprendeu! É um alívio saber que tudo pode ser revisto e até modificado.

Continuemos... as experiências infantis serão as grandes referências quanto ao nosso “jeito” sexual, mas não deixemos de relacionar isto tudo ao físico, a influência de um conjunto de substâncias que impulsionam um bocado o nosso lado “bicho”.

Já a algum tempo venho estudando a relação do psiquismo com o físico e fico feliz por poder informar sobre o “diálogo” mente e corpo.

E, quanto à sexualidade, não tenham dúvida disto: existe um intenso diálogo influenciado pelo momento no estágio sexual. Uma relação não só do erotismo e dos sentimentos dos envolvidos, mas também do período químico que cada um está vivendo. É bárbaro!

E mais... saibam que o momento do estágio sexual inclui alterações que ocorrem de uma década a outra, de um período do mês ao outro, de algumas horas do dia... sempre no conjunto - emocional e orgânico.

Isto explica algo?

No livro A Alquimia Do Amor e Do Tesão de Teresa Crenshaw, ela fala sobre a influência dos hormônios e demais substâncias envolvidas na sexualidade relacionando o tipo de hormônios aos sentidos. Logo vou postar algo sobre isso.

Mas, para sair um pouco da confusão, lembre-se que você já ouviu falar nas variações hormonais. A TPM – tensão pré-menstrual - se dá por alteração química e emocional, o mesmo acontece quanto ao desejo e estimulo sexual.

Buenas, nos próximos sábados vou tratar um pouco mais destes assuntos.

Por enquanto dê uma observada em que momento você anda e vá relacionando... se for mulher preste atenção no período do ciclo menstrual, se for homem no período de pagamento das contas...
Psicologa de relacionamentos acupunturista psicossomatica

5 de novembro de 2008

Meditando com o I Ching


O I Ching, ao longo da história, é usado como livro de consultas de intenções. Em inúmeras dinastias como guia politico, na tradição ancestral um oráculo individual ou de uma família. Seu maior objetivo é o auxilio de quem o consulta.

Aproveitem da melhor forma possível! Coloque a sua intenção e boas orientações.

SUBSEQUENTE
Hexagrama 17 ( SUI )

Acima: Tui - pântano, lago, compensação feliz
Abaixo: Chen - trovão, movimento, perigo

Comentário

Em SUI haverá grande progresso e sucesso; e nenhum erro através da firme retidão; no devido tempo tudo no firmamento será anunciado como subsequente.

As linhas deste exagrama nos mostram uma sequencia, um processo: inicia com alguém trocando o objeto de sua busca e, se for firme e correto, terá boa sorte. Indo alem do seu próprio portão para procurar sócios, terá boa sorte, seu método não falhará.
Ele primeiro se une ao menino e depois ao homem de idade e experiência: pela decisão de sua vontade ele abandona a mocidade. Tal sequencia dará o que ele procura.
Mas em algum momento ele será seguido ( haverão aderentes) e isto pode ser prejudicial, porem se for sincero em sua carreira e tornar isto evidente, dentro de qual erro cairá?
Se for sincero em sua carreira, mostrando sua inteligência, se conduzirá para a realização.A sinceridade do dirigente ao proteger tudo, traz boa sorte. Assim sua posição de centro trará sucesso.

A sinceridade conserva firme, fiel e unido ( no processo ) alcançando o progresso e desenvolvimento.

Observações

SUI representa a ideia de sequencia. Onde existe harmonia, sinceridade e satisfação, se compreende que nada adianta seguir aqueles que não se tem estima. Quando o homem sabe disto ele pode seguir e ir alem do portão e terá - com flexibilidade - sucesso e progresso e outros o irão seguir.

1 de novembro de 2008

Acertando O Passo – relacionamentos


Fiquei surpresa com a repercussão do post Ponto Final, um amigo querido chegou a mandar, no sábado a noite, uma mensagem de apoio imaginando que o meu casamento estava se indo. Obrigada Poeta! Ufa... nossa dança vai cada vez melhor.

Mas, motivada pelo Poeta, troquemos o tom...




“E a gente vai à luta
E conhece a dor
Consideramos justa
Toda forma de amor”




Você, dois pra lá. Eu, dois pra cá. É a dança da nossa paixão.

Se relacionar a dois é, ou deveria ser, como dançar. Cada um iniciando com uma vontade, os dois vão se experimentando no movimento, ajustando o passo e estabelecendo um jeito de avançar que permite que os floreios de cada mantenha a harmonia.

O fato é que para fluir com leveza, em qualquer tipo de bailado, é preciso estar atento ao outro - sentir seu jeito, dar espaço e ir permitindo que se construa o ritmo do casal.

Outra questão fundamental é o quanto um vai completando o outro nas dificuldades com o passo, se apoiando para que os movimentos tornem-se leves, se ajudando nas propostas de novos floreios. E, o mais importante, sempre brincando - porque na dança se pode errar e acertar; o que importa é estar junto e aproveitar.

Complicado?
Que nada! É simples!

Preste atenção nas considerações feitas acima. Não existe uma fórmula mágica ou uma receita de sucesso para manter acesa a chama de um relacionamento. Mas ao revisar alguns passos, podemos melhorá-los.


Tudo é muito pessoal. Cada casal tem a sua cara e o seu movimento. O importante é estar atento as suas necessidades, às do companheiro e às do casal. Misturar isto e estar sempre planejando o “junto”, abrindo novas possibilidades de crescimento para ambos. E entender que as pessoas mudam e que querer descobrir novos floreios é fundamental. E que bom! Pois o mesmo passo, sempre, ficaria monótono demais.

Por fim, uma última dica importante. Permita que as diferenças individuais se mantenham, pois ao contrário do que se pensa, elas só contribuem e dão riqueza. Na dança do dia-a-dia relacional, o grande desafio está na manutenção do colorido, do brilho – e este, tenha certeza, inicia na autenticidade e no jeito próprio de cada um agregar ao bailado do casal.

25 de outubro de 2008

Ponto Final – Relacionamentos

"São necessárias duas pessoas para fazer um relacionamento, e são necessárias duas pessoas para terminar um relacionamento". E é justamente por isso que nunca é fácil romper.
Susan Forward


Hoje vou escrever sobre a dificuldade de terminar relações amorosas. Não que eu seja a favor ou contra términos, mas pela simples recorrência do tema. E para que seja desfeita qualquer má interpretação a respeito: saiba que, em parte, me assusto com o movimento descartável dos relacionamentos atuais frutos da “pós-modernidade”, porém sou prova viva de que, algumas vezes é necessário mudar mesmo e, particularmente, hoje me beneficio disto.

É isso aí... um dia as tentativas se esgotam e a coisa acaba mesmo e, já que não tem jeito, façamos uma reflexão a respeito.

Claro que cada caso é um caso e a pessoa que não quer terminar pode descrever seus “n” motivos e, mesmo que tudo pareça muito caótico, eles sempre se justificarão.

Uma relação que terminou, mas não desata, está funcionando por proporcionar um tipo de ganho (real ou ilusório) a um dos dois ou aos dois. Se o ganho for real, mesmo que para apenas um dos dois (um ganho egoísta) ainda não é tão ruim, porem é preciso ter consciência disto e aceitar que é deste jeito mesmo. Porém se o ganho for ilusório, ou seja, o relacionamento é ruim para os dois e não se consegue dar ponto final a isto, trata-se de um aprisionamento e é uma proposta ruim mesmo!

Nossa! Você não tinha pensado por aí ? É, aprisionamento é uma palavra forte.

Em um português bem claro: alguns relacionamentos trazem mais prejuízos que alegrias e mesmo assim as pessoas envolvidas não conseguem sair e acabam sofrendo e se agredindo.

Tranqüilo...

É normal que uma das pessoas visualize melhor a situação, por “n” motivos e queira terminar. Ela pode passar algum tempo até tomar esta decisão e depois leve mais um tempo até colocá-la em prática. Existem estágios para terminar um relacionamento e enxergar melhor o que está acontecendo pode ser o primeiro passo.

Algumas pessoas conseguem dar sinais, conversar, tentar rever coisas, tomar atitudes, ensaiam separações e vão se afastando até separar. E entenda que ela pode ter entendido que isso é o melhor PARA OS DOIS.
Mas quem está funcionado de forma muito egoísta (consciente ou inconsciente) ou está aprisionado pelas suas próprias dificuldades, não consegue agir a favor dos dois.

Eu sei que muitas vezes, para algumas pessoas isto parece terrível e, estas, tenha certeza, vão precisar da ajuda de alguém.

Mas, para ambas, é necessário olhar um pouco mais para o seu relacionamento e para si, com a coragem de quem quer entender o que está acontecendo. E você, lá no fundo, sabe quem está ganhando, o quê e como isto está acontecendo.

Buenas, lamento ser quem cutuca a ferida! Mas acredite, faço isso por ACREDITAR EM COMPANHERISMO, NA PARCERIA VERDADEIRA e, porque não, NO AMOR!

23 de outubro de 2008

Poema












Na paisagem primaveril
não existe nada superior,
nada inferior;
os galhos em flor crescem por si mesmos,
alguns breves, alguns duradouros;
a ipoméia floresce por uma hora
e no entanto não é diferente de um pinheiro gigante
que vive por mil anos.

Autor desconhecido

22 de outubro de 2008

Meditando com o I Ching



É tempo de pássaros e, apesar da chuva de hoje, ao nascer no dia lá estavam eles. Para os chineses a primavera contem a energia do vento (movimento) e do florescer (seja o que for).

Mas… o I Ching de hoje nos diz: o vento é suave, mas penetra vigorosamente. Use a montanha e “pare” o momento é de quietude “reflexão“.

INERCIA
Hexagrama 12 ( PI )

Acima: Chien - o céu, o criativo, o poder, luminoso.
Abaixo: Kun - a terra, o passivo, as debilidades.

Comentário

Em PI há o desejo de bom entendimento entre as (diferentes classes) de homens, mas seus designos são desfavoráveis ao mérito firme e correto do homem superior. Vemos nele o grande partindo e o pequeno se aproximando.

O grande partir e o pequeno se aproximar significa que (o céu e a terra ) o interno e externo não estavam em comunicação um com o outro e, consequentemente desta forma, as coisas não conseguiam seguir seu livre curso. Quando o alto e o baixo ( o superior e o inferior ) não estão em comunicação entre sí não há condição ( bem regulada ) no firmamento.

Todo o simbolismo aqui surge do triagrama Kun - a terra - (que ocupa o lugar inferior ou interno) e do Chien - o céu - ( que ocupa o lugar externo e superior). É para que o inferior ou interno tome a iniciativa. Mas como pode a terra sobrepor o céu?

Ficar em inércia é PARAR E REFLETIR… na natureza o céu da a origem e não a terra assim, em algumas situações o as classes superiores devem tomar a iniciativa e não as inferiores.

A reflexão interior deste exagrama é a seguinte: velhos fantasmas do seu passado o acossam na forma de velhos amigos, que lhe aparecem ocasionalmente, obrigando-lhe a relembrar velhas atitudes que, para o discípulo, já estavam sepultadas a tempos. Se recolha e “olhe”, se observe! Um interno forte, em suas convicções, não pode ser influenciado pelo ambiente.

18 de outubro de 2008

Parto Humanizado













“No mamífero humano, o processo de formação da psique começa na concepção”.
Frederico Navarro


Esta frase foi retirada do livro: Infância - A Idade Sagrada de Evânia Reichert, profissional que admiro muito, acima de tudo pela dedicação e pesquisa ao que se refere a relação entre as fases do desenvolvimento infantil e a formação do caráter.

O livro da Evânia destaca que o mais primitivo e primeiro vínculo humano acontece dentro da barriga da mãe e reforça a importância da gestação, bem como do parto, para o bom desenvolvimento emocional do bebê e do adulto.

E, graças a trabalhos como este, cada vez mais se está discutindo o significativo papel do afeto para o nosso pleno desenvolvimento físico/emocional.

Pesquisas revelam que o temperamento humano é a primeira camada da nossa personalidade, e este se estrutura a partir de bases congênitas, somadas as primeiras experiências. Portanto nossa essência está aí e no decorrer da vida nos transformamos no que somos.

Em cada fase do desenvolvimento infantil abre-se espaço para o nascimento de aptidões e habilidades. No processo de crescer nós passamos por etapas de amadurecimento físico e psíquico, que se organizam a partir de vivencias “desafiadoras” como: nascer, andar, tirar a fralda, falar, dormir sozinho, brincar com os outros, entrar na escola, executar tarefas, etc...

Como nós passamos por estas experiências, que podem ser gratificantes ou tensas, é que definirá a qualidade das nossas aptidões ou dificuldades. O que gosto de chamar de: o colorido de cada um.

O parto e os primeiros momentos de vida fora do útero são momentos muito significativos. Acredite! Muito da confiança no mundo e da paz interna de cada um de nós está relacionada a estas vivências iniciais.

Portanto é fundamental que pais, educadores e profissionais da saúde se esclareçam destas questões e juntos nós possamos prevenir humanizando.

Nada é mais precioso do que o afeto legitimo, nada é mais tranqüilizador e traz mais segurança do que a sensação de ter sido amparado nos cuidados iniciais.
Cláudia Guglieri

Cláudia Guglieri – Psicóloga Gestaltista, especialista em Medicina Chinesa

15 de outubro de 2008

Meditando com o I Ching - PROGRESSO



Na semana passada uma colega do Yucatan, clínica onde tenho o consultório e que recomendo a vocês, me perguntou como ela poderia se beneficiar do I Ching se o jogo é feito por mim. Achei muito boa esta pergunta, pois vi que, para alguns de vocês, ainda não está claro toda a possibilidade deste oráculo.

É que o I Ching ao longo da história é usado como livro de consultas de intenções… “em inúmeras dinastias como guia politico, na tradição ancestral um oráculo individual ou de uma família.

A proposta do jogo da quarta-feira é jogar para quem ler o blog… no I Ching é sempre necessário uma intenção e esta é a minha.

Aproveite da melhor forma possível! Coloque a sua intenção e boas orientações.


PROGRESSO
Hexagrama 35 ( CHIN )

Acima: Li - fogo, esplendor , beleza
Abaixo: K‘un - a terra, feminino, passivo, receptivo

Comentário

Chin simboliza avanço. (em Chin temos) o (sol) radiante aparecendo acima da terra; (o símbolo da) dócil submissão unindo-se com aquele do grande esplendor; e o avanço da linha fraca movendo-se para cima dão a ideia de um príncipe que assegura a tranquilidade.

Após o esforço vem a recompensa, que é ser recebido três vezes por dia em audiência. Quando o esforço para o alto é bem dirigido os resultados aparecem: ser recebido pode ser estar em contato com o próprio mestre interior ou simplesmente penetrar nela e receber a recompensa. Então poderá ajudar muitos sem dor, por isso a imagem do fogo, da inteligência chegando as massas.

Concentração e intuição estão juntas, parando a confusão e vendo que a verdade não é dupla ( Triagrama Ken), pode se manter fiel a iluminação primordial. Porem lembremos que a natureza real da ignorância transforma-se no fundamento da iluminação.

A montanha deste jogo representa o esforço, que quando dirigido, é conquistado. A parecem linhas yins que são as nossas ilusões e o mais interessante que estas sustentam a montanha, que ao mesmo tempo sustenta o fogo.. Por isto: A origem das ilusões nos mostram a natureza real. Por causa disto a virtude e o conhecimento crescem e aumentam mais e mais.

11 de outubro de 2008

Coisas De Mulher - Atual

Incomodada ficava sua avó! As dicas já foram dadas, algumas já identificaram sua natureza nos cinco elementos, agora chega de falarmos de crises individuais (TPMs) e fragilidades.

A crise mundial está aí, gritando nos nossos ouvidos e estes fenômenos hoje fazem parte da vida feminina.

O momento é de olhar para fora. O cenário atual convoca partes de nós despertadas não a muito tempo, mas cada vez mais presentes. Graças as feministas certas, que na hora certa nos acordaram, cada vez mais somos mulheres que participam de tudo.

Pois bem... Que usemos as nossas antigas habilidades a favor da atualidade! Se algumas de vocês ainda tem dificuldades: coragem, tudo é uma questão de trocar o foco.

Olhe só o que são os fantasmas... se é automática a percepção dos eventos do dia a dia, porque seria tão difícil entender um cenário, cuja maior diferença está na atuação dos papéis e personagens?

É, sem dúvida algumas de nós tem mais vocação para transitar nestes assuntos truncados da economia, dos efeitos sociais, da detenção do poder... isto também está na natureza de cada uma, mas vamos lá...permite-se!

Tudo bem, eu confesso a minha pretensão – e pretensão é a palavra certa – de despertar , de ver cada vez mais mulheres se apropriando de seus potenciais críticos... da capacidade de estar na luta de olhos abertos, sem perder a serenidade e suavidade.

A proposta agora é pensarmos juntas e, quem sabe debater sobre como percebemos o que está acontecendo no mundo. Ampliar a visão.

De crise de confiança todas nós entendemos. Quantas vezes nós investimos um bocado das fichas em algo que parecia controlado, sem querer enxergar que a estabilidade estava mascarada, porque assim tínhamos um vantajoso ganho? Pois na economia aconteceu isto, os sinais estavam aí e os vantajosos ganhos também.

O império americano vem dando sinais da sua instabilidade e não é de hoje. E não é só isso, os sinais de que controle do mundo vai mudar de mãos estão muito fortes, logo vem a era do olho puxado.

E nós brasileiros e brasileiras? Ontem eu ouvi dizer que nós só vamos mudar de patrão, que a China está quietinha só assistindo tudo. Sei lá... Também ouvi que os maiores reflexos econômicos vão chegar aqui lá por Fevereiro ou Março, pensei em economizar muito neste Natal.

Já os efeitos sociais vão demorar um pouco, isto é sempre lento e gradual. Meninas nós corremos o risco de ver nossas filhas querendo fazer cirurgia plástica para puxar os olhos! Já pensou?

8 de outubro de 2008

Meditando com o I Ching


"Abri a janela, parecia que assim eu me aproximaria do dia… deixei que a brisa e os sons conduzissem a energia, somente estando… abri os olhos e lá estavam as flores".

É primavera! Dê uma olhada para a rua.


Segundo os chineses a energia que influencia esta estação é a do elemento Madeira: de ascendência, movimento para fora, crescimento, expansão, ação...

Segue a meditação de hoje…

AUMENTO
Hexagrama 42 ( I )


Acima: Sun - vento, nobre, madeira penetração
Abaixo: Chen - trovão, movimento, riso


Comentário

I indica que (no estado em que domina) haverá vantagem em qualquer movimento que for executado…


I é constituído de movimento (ação) com docilidade. Isto pode expressar um limitador na vida cotidiana, porem (graças a essa qualidade) pode produzir-se um progresso lento e sem restrição.

I também é o símbolo da adição e do aumento.
Aquele que desce das alturas alcança todos os que estão abaixo. Ou seja, aquele que está no alto pode ir ao menor e isto só será vantajoso.

A ação de decida ao povo fortalece a posição do homem superior. É vantajoso ir ao outro com o silencio interior de quem sabe e não precisa mostrar, mesmo que esteja andando entre os que ainda não sabem e precisam mostrar.

1 de outubro de 2008

Meditando com o I Ching


O I Ching é um livro de orientações e ajuda. Podemos consultá-lo para tomarmos decisões, para entendermos movimentos das pessoas, para compreender situações...

Este jogo é para você, antes de ler pense nas suas dúvidas e bons entendimentos.

A Exaustão
Exagrama 47

Acima: Tui - o lago, a alegria, aquilo que é frágil.
Abaixo: Kan - a água dos oceanos, as emoções, a alma aprisionada, os sentimentos nobres

Comentário

“Pessoas iluminadas apenas vivem seu destino”

A ideia contida neste exagrama é a da nossa dificuldade em se ajustar ao ritimo yin e yang (atividade e repouso) da vida.

Ou seja, a vida é feita de subidas e decidas da montanha. Vivemos um processo de momentos o “fáceis” e “difíceis” e vamos aprendendo e crescendo com estes.

Por isso diz: Se você se eleva sem parar certamente ficará exausto.
Ou seja, se persegue o perfeito, o melhor… sem parar, certamente ficará exausto

Está atitude é comum entre aqueles que ainda estão presos a dualidade de Bem e Mal, Certo e Errado. Neste caso a prisão é a voz que não aceita o alto e o baixo e diz: porque não posso ser feliz? O que há de errado?

Como esta dualidade está profundamente arraigada no seu intimo este discípulo não conseguem ser feliz e tranquilo, porque sempre lhe vem o imperfeito, o incompleto.

A serenidade, o esquecimento da corda e do chicote, são os efeitos de uma luta travada no mais íntimo do ser.

O I Ching diz: adaptar-se a dificuldade para acabar com a dificuldade - evitando a sociedade sem angustia e mantendo-se feliz - um caminho para o ser superior.
Psicologa Gestaltista e acupunturista - MTC

27 de setembro de 2008

Coisas De Mulher - Fogo

Me parecia estranho que em um período do mês os sintomas se intensificavam: eu não conseguia conter a minha ansiedade, tinha sempre que estar fazendo algo produtivo, não conseguia parar para ouvir nem os meus filhos e falava e me metia em tudo... aí todos se afastavam de mim e fugiam dos meus resmungos constantes... Eu ficava terrivelmente magoada!

Intenso né? Pois é isso mesmo, assim é a TPM de uma mulher do elemento FOGO.

Lembrando...MADEIRA, FOGO, TERRA, METAL e ÁGUA estes são os Cinco Movimentos Naturais da Medicina Chinesa. No sábado passado nós vimos a TPM da mulher do tipo ÁGUA, hoje vamos ver a do tipo FOGO.


A brincadeira é descobrir o seu elemento e o seu tipo de TPM.

As pessoas do tipo Fogo são muito intensas no fazer, estão sempre procurando algo para se ocuparem. São extremamente prestativas e agilizadas e quando se desequilibram ficam compulsivas. Em um grupo são aquelas pessoas que fazem, seja lá o que for. São muito dedicadas a família – algo fundamental para elas – e querem que todos estejam muito seguros e “bem”.

As mulheres representadas pelo elemento Fogo parecem estar sempre bem. Quem vê de fora vê uma alegria constante, pessoas sempre pra cima, de bom astral e etc...nem se imagina que na intimidade e, principalmente na TPM, aparece aquele lado resmunguento e queixoso. Mulheres que não deixam transparecer nem a sua sensibilidade, nem o seu humor azedo.

E na TPM... o espírito não se acalma..Na TPM é resmungo e reclamação por nada, principalmente com os mais próximos. Insônia e as famosas olheiras que as acompanham, palpitação e taquicardia, algumas tem dor de cabeça no alto, muita agitação e um estado de vigília constante – como se algo a qualquer momento fosse acontecer. Outras sofrem mais com o danado do intestino que não quer funcionar e com a idéia de que “não adianta fazer tanto esforço que os meus não reconhecem”.

É dureza? É, mas lá no fundo esta mulher é super sensível e só fica tentando fazer tudo e se metendo no que não deve porque quer retorno afetivo.
Pode acreditar.


Como prevenir?
Cuide do intestino e da presão, tome bastante água, fique atento as compulsões: por comida, trabalho, esporte, falar... e também não se condene quando elas não puderem ser evitadas. Tente meditar ou fazer alguma atividade que acalme. No livro Manual Do Herói da Sonia Hirsch ela indica alimentos que equilibram o elemento fogo: tomate, feijões, tâmaras, damasco e outras frutas secas, amêndoas, sementes de girassol, salsa, gergelim, castanha do Pará e de caju, broto de bambu, alho, mariscos, cogumelos, batata inglesa, folhas de beterraba.


Como o companheiro pode lidar...
Muita calma com os resmungos e uma caneca de chá de camomila na mão e uma maçã na outra. Use da política do deixe passar... e tente não entrar junto na loucura porque leva só um ou dois dias... Boa sorte!
Psicologa acupunturista - medicina tradicional chinesa.

24 de setembro de 2008


O I Ching é um livro de orientações e ajuda. Podemos consultá-lo para tomarmos decisões, para entendermos movimentos das pessoas, para compreender situações...

O jogo da quarta-feira é para quem abrir o blog. Pense na sua necessidade de orientação e boas compreensões.

O Caldeirão
Hexagrama 50 ( Ting )

Acima: Li – o fogo, a inteligência iluminada
Abaixo: Sun – a penetração vagarosa, a influencia silenciosa


Entregue-se as mudanças, elas levam a transformação interna


Comentário

Para mudar as coisas, nada se compara ao Caldeirão; ele é o recipiente usado para refinar o sensato, forjar sábios, cozinhar Budas, e purificar adeptos.
O Caldeirão representa a própria personalidade do discípulo, ele mesmo se transforma: por que procurar fora o que está dentro? Por que procurar longe o que está perto? Por que procurar o principio fora do fenômeno?

Imagem

“Assim o homem superior, corrigindo sua posição, consolida seu destino”.
Corrigir sua posição é estar de acordo com as exigências do tempo; tudo muda, ele também muda, pouco a pouco ele compreende que não pode permanecer estático numa só posição, então ele a corrige adapta-se e, ao adaptar-se consolida o próprio destino. Aquele que não gosta das mudanças é porque não compreende que o poder se fundamenta nelas.
Esta mudança se realiza no intimo da pessoa, assim a pessoa também muda.
Profs. Roque Severino


Todas as observações a cima nos dão a idéia de “progresso e sucesso”. O Caldeirão está ativo para transformar pessoas e situações.

O símbolo da madeira encimado pelo do fogo da a forma de Ting.

Temos o símbolo da obediência flexível o que denota ouvidos sensíveis e clara visão.

20 de setembro de 2008

Coisas De Mulher - Água


Tenho estado muito chorona? Meus pés e pernas incharam e me sinto pesada, sem vontade e sem disposição para as coisas da vida prática. E meu cabelo que cai, cai, cai... Ai ! É muita coisa...mais um pouquinho na cama...

Pois se, uma semana no mês, tu te sentes assim... e, pra completar, os medinhos conhecidos e aquela ansiedade sem muita explicação dão sinal...

Bingo! TPM de uma mulher Água.

Mas...vejamos

Retomando...
MADEIRA, FOGO, TERRA, METAL e ÁGUA estes são os Cinco Movimentos Naturais da Medicina Chinesa. No sábado passado nós vimos a TPM da mulher do tipo METAL, hoje vamos ver o tipo ÁGUA.


A brincadeira é descobrir a sua natureza e o seu tipo de TPM.

Os tipos Água, quando equilibrados, são os mais tranqüilos de todos os tipos, tendem a estar de bem com o que vem. São pessoas aparentemente muito calmas e, para aqueles com quem convivem, até lentos demais. Isto se explica pelo tom de profundidade destas pessoas... tudo é “muito” e muito intenso na sua profundidade. São os filósofos, os pensadores ou os mais espiritualizados de um grupo. Podemos dizer que são aqueles que entram em uma atividade para realizá-la com toda essência e podem até se perder nisso.
Alguns se queixam da vida prática ser difícil, justamente por mergulharem demais nas essências... mas isso é outro papo.


As mulheres representadas pelo elemento Água são, normalmente, de bem com a vida e algumas sofrem por acharem-se ligths demais. Uma característica ótima, se bem equilibrada. Gostam muito do seu canto, onde podem se refugiar de algumas coisas difíceis de lidar com as pessoas, que parecem ter uma visão tão diferente do mundo.

Mas a intensidade sempre está presente, tanto para dentro (yin) como para fora (yang), e a mulher quando resolve aventurar-se ou sair para um evento social vai com a mesma intensidade que fica em casa...

Um dos desafios é equilibrar estes pólos de intensidade, eles trazem consigo o famoso medo. É isso mesmo, medo de não conseguir enfrentar... e se perder de si na fantasia, no sonho, no desejo de que tudo fosse mais calmo, mais fácil, mais leve...


E na TPM...
As mulheres Água ficam chorosas mesmo, é da água o choro. As pernas incham e pesam porque tu comes sal demais. O intestino quer falhar pela falta de água e a falta de ânimo e vontade são típicas do fator água em desequilíbrio.
Também não precisa querer desistir! Toda a mulher tem seu tipo de TPM e enfrenta. Deixa de ser preguiçosa e vamos lá!


Como prevenir?
Cuidar para comer menos sal é a primeira coisa, use mais shoyo. Nabo, quiabo, uma vez na semana batata doce, um pouquinho de carne, espinafre e verdes fortes. Procure comer mais legumes cozidos que crus, os chineses dizem que eles conferem Yang ao corpo, dão força. As nozes e frutas secas também.
Ah, e tome água e chá quente a noite... um chá bom para mulher é o de Artemisa ou aqueles de flores... camomila vai ajudar a dormir um pouco mais cedo.

Regrinhas básicas...
Coma menos sal,
Faça atividade física, porque o Rim precisa de impulso do Pulmão para se equilibrar,
Encontre alguém que confie para falar um pouco de ti, tu tende a só ouvir os outros e achar que as tuas coisas são assim mesmo.

Como o companheiro pode lidar...
Na TPM ela vai chorar e parecer deprimida mesmo, deixe, é só um dia ou dois. Se ficar muito ansiosa e agitada, tire ela de casa e deixe ela falar bastante e não ligue para o costumeiro sentimento de arrependimento do outro dia.

17 de setembro de 2008

Meditando com I Ching


O I Ching é um livro de orientações que nos ajuda no processo de vida. Podemos consultá-lo para tomarmos decisões, para entendermos movimentos das pessoas, para compreender situações...

Tenho por hábito jogar após a minha meditação. Na quarta-feira jogo para quem abrir o blog.

Pense no que deseja ser orientado e boas compreensões


REUNIÃO
Hexagrama 45 (Tsui)

Acima: Tui, o lago, o reflexo da verdade
Abaixo: Kun, a terra, a suavidade, a devoção


Estreitar laços pessoais, após ter entendido que a mudança deve ser intima e no próprio coração.

“É favorável ver o grande homem”. Este refere-se tanto as pessoas mais desenvolvidas quanto aquelas com as quais sempre acabamos aprendendo.

É favorável dirigir-se a lugares em busca de inspirações. Isto significa que o céu está pedindo ações praticas e não só ações teóricas.
Mas mais do que isso, significa que o discípulo deve se colocar em pratica e analisar, tentar compreender as mensagens do céu.

“ Experimentar e usar a postura do observador de sí”

Assim o homem superior renova suas armas. Renovar as armas são os elementos psicológicos que o capacitarão e, quando aparecerem problemas o apoiarão, o sustentarão.

Ainda seu coração está confuso e arrastado por dizeres diversos. Isto está relacionado a pessoas as quais está associado, não por más que sejam, mas por falta e pela sua incerteza de sí. Pratique estar em reunião para desenvolver a confiança no seu coração.

“ Você já é sincero, mas não até o fim”. Exercite não se iludir pelos risos, nem pelos choros.

Não lamente a falta, ou a solidão que lhe confere sabedoria. Este momento é passageiro. S se experimente em reunião, dquire confiança, ainda assim, vigie suas tendências.

Você compreende que muitos dos seus colegas ainda não estão a altura de sacrifícios, então suspira e chora, não por se sentir sozinho, mas por compreender o drama da solidão do desenvolvimento. Ainda assim esteja em REUNIÃO.

Boa semana a todos

13 de setembro de 2008

Coisas De Mulher - Metal



"Agora são as espinhas no rosto... todo mês, se não é espinha é mancha que aparece: O que mais tenho que fazer para manter a pele sempre linda? E o meu intestino está falhando de novo. Que coisa séria... não consigo acertar"!

Retomando...

MADEIRA, FOGO, TERRA, METAL e ÁGUA estes são os Cinco Movimentos Naturais da Medicina Chinesa. No sábado passado nós vimos a TPM da mulher do tipo TERRA, hoje vamos ver o tipo METAL.

A brincadeira é descobrir a sua natureza e a sua TPM.

Os tipos Metais são muito esforçados, disciplinados, dedicados mesmo. Buscam fazer tudo da forma mais correta e certa, tentando chegar a perfeição. São pessoas detalhistas e exigentes, muitas vezes mais consigo do que com os outros. E fazem muitas coisas bem mesmo, conseguindo chegar aos seus objetivos. As mulheres são metódicas consigo e mais ainda com a sua aparência; são persistente no seu desenvolvimento pessoal. Estão sempre em busca de mais.

Quando uma mulher Metal quer algo, chega a ficar chata de tanto que insiste, mas algumas vão disfarçando com primazia e indo, indo, chegam lá.


Pois bem moça Metal, não se angustie!

Nós sabemos que tu é do tipo que gosta de tudo perfeito, mas na TPM não vai adiantar, por mais que tu faças tudo certinho essa tensão pré-menstrual é forte e tu vai conseguir remediar quase todos os sintomas, mas não todos.

E olhe só, te dê os parabéns por conseguir remediar bastante. Algumas mulheres não fazem nada para prevenir e vivem a tensão na íntegra.

E na TPM...
Cuidado, esta exigência toda pode se reverter contra ti e então nada parece sair como tu queria. Aí, além das espinhas, vêm uma angústia de nada ser suficiente e até a respiração falta. Algumas mais trancadas com as coisas emocionais ou com o que realmente gostariam de dizer e ser, se trancam mais ainda e se entristecem por dentro. Daí o intestino também tranca, pois o físico anda junto com o emocional.

STOP! Relaxe, respire....Tente brincar, nada é tão sério com parece!

Vou aproveitar a deixa e dar uma dica...

Mulheres Metal se esforçam para que tudo saia perfeito, mas perfeição - eu lamento... Sempre vai ter algo que não ficou exatamente como se esperava. Aí está o principal desafio, conseguir perceber o que ficou muito bom e que isto vale muito.

Novamente indico “a postura do observador dos budistas”. Um exercício de se olhar nas situações como se estivesse em uma cena de filme. Olhe a cena e dê um desconto!


Como prevenir?
Cuide da alimentação com bastante coisas que nutrem o pulmão – estas coisas que se recomenda páa gripe (limonadas, frutas cítricas, agrião, mel, cebola, alho, alho poró, etc...); faça alguma atividade física, ar é fundamental para os Metais. E, principalmente, se dê momentos de lazer, tente dar um espacinho para o teu lado CRIANÇA.

Regrinhas básicas... se equilibre e a TPM diminui muito
Se sentir angústia, observe-se e tente flexibilizar.
Mande energia pro pulmão. Exercite-se !
Permitir-se ser criança e abuse do lúdico.

Como o companheiro pode lidar...
Na TPM ela se incomoda mais com os detalhes de tudo, tente dar uma forcinha e mostre brincando o que for exagero. Tente tirá-la pra caminhar quando ela estiver cheia de ansiedade querendo resolver o insolúvel. E ajude esta moça a ver que ela já é suficiente, não precisa mais...

Acupuntura e apsicologia medicina tradicional chinesa - porto alegre

10 de setembro de 2008

Meditando com o I Ching


Hoje não acordei no meu horário “certo”. Costumo nas quartas acordar as 7h (hora de fazer este jogo) meditar, jogo o I Ching e publicar para vocês.
Iniciei a meditação as 8h. De olhos fechados em frente a janela de sempre respirei por alguns minutos, mentalizando o percurso dos meridianos. Ao abrir os olhos o dia, que antes estava ensolarado, senti uma bruma, que fez todo o sentido com o jogo que se apresentava.

Onde estava o certo do horário?
Quando levantei para ir ao computador abriu-se tempo.

Meditando com o I Ching - o livro das mutações - tem a intenção de ajuda-lo a avaliar situações do seu movimento de vida.
Durante a leitura lembre-se que nada na vida, assim como no livro das mutações é estático, tudo faz parte de um processo construído por nós mesmos.


JOGAR FORA
HEXAGRAMA 23 (Po)

Acima: Ken - a montanha, o parar, a calma
Abaixo: Kun - a terra, feminino passivo, receptivo, a calma

Comentário

Há uma reflexão sobre o ponto “bom” das regras e disciplinas, sobre a nossa inerente dualidade a respeito de conceitos certos e errados.

Em termos políticos, quando uma nação atingiu o auge do seu apogeu e desenvolvimento, as pessoas tendem a tornar-se indulgentes e desregradas.
Em termos familiares, quando os pais tornam-se indulgentes de mais as crianças, as crianças se comportam de forma atrevida e sem responsabilidades, tornando-se adultos violentos e desrespeitosos.
Em termos Em termos de disciplina monástica, quando há excesso de regulamentos, as pessoas tomam o regulamento em sí como uma prática, mologanndo por isso a pratica real da espiritualidade, jogando fora sua energia real que está alem dos regulamentos impostos por mentes zelosas demais em preservar formas mortas de comportamento.

Jogar fora neste hexagrama fala da necessidade de reavaliar rigidez de conceitos e regras pré estabelecidas e cegamente seguidas.
Fala da necessidade destas, mas da revisão do “aprisionamento”.

Mostra que o ser humano se guia por conceitos estabelecidos pelo formato educador - que são necessários em sua medida para que assim se faça o homem disciplinado, justo e responsável.

Porem é preciso avalia-los. Foram conceitos criados e orientados pelo olhar de outros, a partir de uma padrão geral de razões e necessidades.
Vivemos e nos movemos dentro de num universo altamente conceitual e de regras, e temos que admitir, numa análise sincera dos objetivos que, muitas vezes não sabemos o que é que eles na realidade expressam ou seu fim verdadeiro. Por mais conceitos e regras que existam por traz das coisas que nos rodeiam, quando nos perguntamos mais profundamente o que são ou para que… não temos claro o sentido.


Inspirado na interpretação de Roque Severino

8 de setembro de 2008

Pílula relaxante

No inicio, no meio ou no final do dia – a pílula chama-se música.

Mais ainda, quando a música que nos chega aos ouvidos é a voz de uma cantora como a Luciana.Souza.

E hoje, vindo para o consultório, fui "tocada" pelo disco The New Bossa Nova.

É verdade que sou suspeita porque acho a Luciana uma das melhores da atualidade e este disco é de uma suavidade e delicadeza que tende a levar qualquer um ao descanso. Experimente!

“É claro que eu ia dar o nome do meu medicamento, não podia deixar de compartilhar com vocês”.

Mas seja lá qual for a sua preferência musical use desta pílula, só faz bem. Palavra de terapeuta!
Psicologa Gestaltica e acupunturista - PoA

6 de setembro de 2008

Coisas de Mulher - Terra


Abriu a geladeira uma, duas, três vezes e não passa a vontade de um docinho; as pernas incharam e pesaram tanto que tu parece estar presa no chão. E que “montes” de coisas na cabeça que estão me deixando tão indecisa e preocupada ?

CALMA! É assim a TPM da mulher de natureza TERRA.

Retomando...
MADEIRA, FOGO, TERRA, METAL e ÁGUA estes são os cinco movimentos naturais da Medicina Chinesa. No sábado passado nós estávamos brincando de descobrir o teu, para lidarmos com a TPM.

A Mulher do tipo terra é a “mãezona” dos cinco elementos, uma cuidadora nata. Normalmente tem muito jeito com as pessoas e gosta de estar em relação, justamente pela facilidade de sentir o outro, ajudar e acolher.

Buenas... Se tu é uma mulher terra as relações tem uma papel importante na tua vida, não deixe de dar atenção a isto, ao mesmo tempo, tente relaxar com relação a este aspecto.

E na TPM...
Na TPM as terras são invadidas por preocupações com coisas que, normalmente, não ocupariam tanto tempo na cabeça (coisas suas e dos outros), conseqüentemente por falta de concentração e um cansaço mental.

STOP! Tranqüila....Tente se distanciar um pouquinho e veja de fora.

Me agrada indicar “a postura do observador dos budistas”. Um exercício de se olhar nas situações como se estivesse em uma cena de filme. Avalie!

A gente se pega fazendo cada uma. E tu provavelmente vai te pegar em pensamentos obsessivos desnecessários ou em excesso de solicitude. Sabe aquele excesso de atenção por carência?


Como prevenir?
Cuide da alimentação, terra é regida pelo Estômago e Baço. Tente substituir os doces por frutas secas, damasco em especial. Alimentos amarelos de todos os tipos, mais verdes amargos e shoyo, ele dá uma boa ajudinha. As sojas e os famosos cereais integrais dão uma boa regulada. E não esqueça dos temperos.
No Manual do Herói da Sônia Hirsch ela dá varias dicas de como os temperos que regulam a mulher terra: cominho, louro, alecrim, sálvia...

Regrinhas básicas...
A postura do observador de si
Cuidar a alimentação
Permitir-se ser menina e até dona de casa

Como o companheiro pode lidar...
Um pouquinho mais de atenção é tudo que ela vai querer e sem dizer... nesta fase decida pelos dois, se houver desequilíbrio haverá uma indecisão danada....
Lembre-se disso e tudo pode ficar menos dramático.
Claudia guglier - psicologa gestaltista

5 de setembro de 2008

Sobre o amor


Amar é mais ou menos assim...ser gremista e achar linda a poesia do enteado colorado


TORCIDAS


Colorados tem suas torcidas,
Cheias de músicas bonitas.
Já os gremistas: nada,
Somente nos irritam.

Colorados tem música,
Gremistas não.
Colorados tem estádio,
Gremistas não.
Diferenças...

Frederico G. Bestetti

Pode isso?


3 de setembro de 2008

Meditando com o I Ching

O I Ching é um livro que contem textos, cujo tema é a jornada de crescimento do homem em busca da sabedoria. Na China é usado como um guia de orientações, sempre consultado para o alcance da sabedoria, sucesso e paz de espírito.


Meditando com o I Ching - o livro das mutações - tem a intenção de ajuda-lo a avaliar situações do seu movimento de vida.

Durante a leitura lembre-se que a vida, assim como o livro das mutações, é uma jornada de subidas e decidas num processo construído por nós mesmos.

A meditação de hoje

O Exército
Exagrama 7

Acima: Kun - a terra, a solidão, a escuridão, o trauma
Abaixo: Kan - a água, as paixões, a alma presa na matéria

Comentário

A perseverança é a mestra deste exagrama e, também, a necessidade de tornar-se forte e preparado. Existe boa fortuna e não existe culpa. Isto indica que o individuo luta contra forças externas a ele e não comandava conscientemente.

O aspecto negativo está afogando a consciência - responsabilizar o outro - Por este motivo, mais do que nunca, necessita de perseverança - para responsabilizar a si -
O individuo agora começa a tornar-se consciente dos seus problemas e sente a agonia de estar preso nos próprios problemas, criados e alimentados por ele mesmo durante tantos anos de sua vida.
Se analisarmos o aspecto positivo do exagrama percebemos que a disciplina - tornar-se consciente - coexiste junto a perseverança.

Imagem

Chega o momento de responsabilizar-se e aprender a usar tanto a generosidade como a suavidade para avançar no crescimento interno.

Esta imagem lembra a lenda do encontro do mestre com o discípulo, onde este ultimo conta um sonho que teve.

O discípulo encontra-se enfrente a um tigre de pedra, ele tira da bainha a espada e corta o tigre em dois; porem as duas metades transformam-se em novos dois tigres, que ele tenta quebrar, porem ao logra-lo eles transformam-se em quatro. Assustado, retrocedendo frente a estes quatro tigres, ele enxerga seu mester que começa a acariciar os tigres que originou os outros e aos poucos o adormece voltando a unificar aqueles que tinham se desprendido dele. Ao entender o mestre explica que o primeiro tigre era a representação dos seus defeitos que a cada investida, a cada golpe se multiplicavam mais. Portanto o único meio de dominar este tigre seria através da benevolência e persistência.

Acupuntura - Medicina Chinesa - Psicologia

30 de agosto de 2008

Coisas de Mulher - Madeira

MADEIRA, FOGO, TERRA, METAL e ÁGUA
Estes são os Cinco Movimentos Naturais da Medicina Chinesa, descubra o seu e aprenda a lidar com a sua tempestade!

Receita mágica para a TPM? Que nada!

Sem ilusões meninas, para estes velhos conhecedores das coisas do ser humano, não existe regra única e nem receita de bolo.

Eu aqui vou passar pra vocês algumas modestas referências... Vamos usar uma das mais preciosas ferramentas chinesas para entender mais do nosso feminino.

Onde paramos...

Cada uma de nós tem seu tipo de movimento natural que contempla, não só o seu ciclo menstrual, como o seu jeito de sentir, se relacionar, se expressar e, também de “adoecer”.

Uma mulher que fica mais irritada e impulsiva, do tipo ventania, está no sistema do Fígado; outra mais voraz, comilona e que tende a encher a cabeça de preocupações está no sistema do Baço/Pâncreas e aquela que fica chorosa e sensível pelo menor motivo e sente-se sem ânimo ou até deprimida está no sistema do Rim.

Desta forma vamos brincar...

Quando o vento está batendo forte não tem janela que contenha, ele se impõe, entra e até invade. Desta forma é a mulher MADEIRA com tensão pré-menstrual, não consegue conter seu vento interno.

Na perspectiva chinesa, o vento é uma característica muito positiva das mulheres Madeiras. O Elemento MADEIRA é ascendente, faz crescer, florir, colorir, confere movimento e impulso, sua energia é yang (para o alto). É representado pela primavera com o movimento de brotar e o poder do nascimento.

As mulheres representadas por este elemento são rápidas, ágeis, impulsionam pessoas e equipes, lideram e são muito criativas, decididas, espontâneas.... Em desequilíbrio tendem a ter impulsos de raiva, problemas de fígado ou vesícula, tem sensibilidade nos músculos, tendões e olhos

Na TPM... Deus do céu....

Sofrem de alterações de humor e a irritabilidade dispara a partir de um pequeno estímulo. A ansiedade, a insônia e o nervosismo consomem com a energia e trazem o abatimento e a apatia – para algumas com sensação de depressão. Sem falar nas terríveis dores de cabeça laterais, nas náuseas e até vertigem.

Regrinhas básicas para prevenir...

Coma menos carne e mais verduras e legumes bem clarinhos, nada de pimentas e de chocolates, eles são muito yangs e aumentam a pressão. Chá de cidreira, camomila e artemisa. Dormir mocinha – tu é do tipo Fígado e este precisa de descanso. Outra... tenha consciência da tendência a irritabilidade e use a regra dos 5 – conte sempre até 5 antes de dizer algo neste período ou exercite a frase: Desculpe-me.

Como lidar com esta ferinha que está dentro e fora?

Para os homens que convivem com elas recomendo a sabedoria da “ARTE DA GUERRA”, perceba o inimigo e faça sem fazer... não dê ouvidos as provocações, elas são involuntárias; concorde mesmo sem concordar, retire-se que logo ela se dará conta... DISCUTIR É PIOR. E muito chá de camomila.

É isso aí... Sábado que vem escrevo sobre a mulher TERRA...
Acupunrura e Psicologia

27 de agosto de 2008

Meditando com o I Ching



Modéstia
Hexagrama 15 ( Ch’ien )

Acima: K’um – a terra, mansidão, silencio, amor maternal
Abaixo: Ken – montanha, caráter forte, obstinação, quietude

Ch’ien indica progresso sucesso. O homem superior sendo (humilde como se insinua) terá um (bom) resultado (para seus empreendimentos).


Comentários

O discípulo aqui compreendeu que o primeiro passo é ser tão vasto quanto a Terra e tão calmo quanto a montanha. Estas duas virtudes são a via natural, ou melhor, o Tão ou caminho que a Terra comunica a seus filhos. A calma é a qualidade superior dentro da psique do discípulo. Ela nasce da percepção de que tudo tem seu tempo, e que, a cada ser humano neste mundo a vida lhe confere um momento de esplendor e beleza. Ele sabe no seu intimo que a natureza é sábia, e que tanto poupa àquele que quer entender seus desígnios, como aniquila aquele que luta de forma ignorante contra ela. Sabe que lutar contra a natureza externa é lutar contra si próprio; por conseqüência, ao compreender estas verdades, ele muda o curso de sua vida tentando se tornar UNO com a vida que anima este planeta. A humildade confere o poder de se retirar e deixar que os outros se adiantem. Ele não se vangloria e, justamente por este motivo, as pessoas notam a sua contribuição e aderem ao seu caminho.

“Uma vez encontrei um homem na Patagônia e ele me disse: Observe aquela árvore, cheia de folhas, robusta, orgulhosa no meio desta imensidão; ela se destaca sozinha lá no horizonte. Amanhã virá uma tormenta com ventos e ela perderá suas folhas, seus galhos se quebrarão, e ao final será tombada e arrancada das raízes. Agora observe este arbusto pequeno: ninguém presta atenção a ele, porem quando chegar aquela tormenta ele simplesmente se curvará, não resistirá ao vento, não terá nada que defender, por isso ele permanecerá, ainda que para os olhas das pessoas ele seja somente um arbusto”

Assim é um homem modesto. Quando vem o vendaval ele se curva. Muitas vezes parece que o Céu está exigindo muito dele, porem uma vez passado o sufoco, ele retorna com mais experiência que antes, dando graças ao Céu por ter passado esta prova.

Roque Severino

23 de agosto de 2008

Coisas De Mulher

Acupuntura e Psicologia

“Brigou com o filho, deu um passa-fora no marido, despediu a empregada, jurou ódio mortal à melhor amiga e correu a janela para se jogar. Neste exato momento sentiu um molhadinho entre as pernas, rumou para o banheiro e não deu outra: menstruada! Ufa. Tudo superado. Era só TPM”.
Sonia Hirsch


Vamos iniciar o espaço – Coisas De Mulher – com um assunto muito, mas muito da mulher – a TPM. Assunto que, por motivos bem óbvios, interessa não só as mulheres, mas a homens que convivem com mulheres.

A proposta é abordar a TPM – tensão pré-menstrual - a partir da Medicina Tradicional Chinesa e, de alguma forma, dar uma ajuda a aquelas e aqueles que passam um período do seu mês mergulhados em águas turbulentas.


Conceitos básicos ...“ tudo que é intenso precisa de preliminares”

Qi – é energia - Viver é ter Qi.

Saúde – Ter é ter a circulação destes Qi equilibrada.

Para os chineses nossa saúde se define pela qualidade e circulação de alguns tipos de Qi. O Qi Ancestral que é o herdado; o Qi Nutritivo, adquirido na alimentação; o Qi Respiratório e o Qi do Shen – da vivência emocional e do espírito.

A tensão pré-menstrual – TPM - Na visão da Medicina Tradicional Chinesa é um desequilíbrio no sistema de circulação de um destes Qi.


Entendendo um pouco mais do processo...


No período da ovulação até a menstruação ocorre muita alternância energética – para quem a está vivendo, uma verdadeira gangorra.

Isto acontece porque após a ovulação e a não fecundação do óvulo entramos na fase que levará a menstruação. Ou seja, a pré-menstruação é um período de acumulo de certa tensão, a fim de expulsar a retenção de tecido que, sem a fecundação, não terá utilidade.

Mas um certo nível de tensão é natural, faz parte do processo. O que não é natural é o excesso de tensão gerado pelo desequilíbrio de um tipo de energia e os sintomas terríveis já conhecidos por nós.

Entrando um pouco mais na Medicina Chinesa....

São três os sistemas envolvidos na reprodução feminina e a TPM é um desequilíbrio em um destes. Do sistema energético representado pelo Fígado, do sistema do Baço ou do Rim. Isso é muito particular para cada uma de nós.

Pode parecer complicado, mas note que é fácil...

Identificamos o nosso tipo de TPM percebendo o tipo de sintomas que se apresentam no período pré-menstrual.

Uma mulher que fica mais irritada e impulsiva, do tipo ventania, está no sistema do Fígado; outra mais voraz, comilona e que tende a encher a cabeça de preocupações está no sistema do Baço/Pâncreas e aquela que fica chorosa e sensível pelo menor motivo e sente-se sem ânimo ou até deprimida está no sistema do Rim.


Mas o que fazer aproveitando os saberes orientais?


Cada uma de nós tem seu tipo de movimento natural que contempla, não só o seu ciclo menstrual, como o seu jeito de sentir, se relacionar, se expressar e, também de “adoecer”.
Não tem saída... vamos entender um pouco mais de cada uma de nós para podermos lidar melhor com as nossas TPMs... com os chineses é assim... passo a passo...

No próximo sábado trago os tipos de movimentos naturais, relacionando-os com os possíveis desequilíbrios e a TPM.

Beijos a “todas”